A Rural Willys (assim como a Kombi) é um veículo icônico atemporal "pau para toda obra", por permitir transportar grande quantidade de passageiros ou carga, dependendo de sua configuração.
Diferentes versões acomodavam até seis passageiros ou nove passageiros (com o terceiro banco). Sem os bancos traseiros, o compartimento contava com capacidade para até 2.700 litros para bagagens. A Pick-Up Willys podia transportar até 500 kg de carga em sua parte traseira.
A Rural Willys é um veículo utilitário que foi produzido pela empresa estadunidense Willys-Overland (1908-1975) a partir de 1946. A Willys-Overland do Brasil foi fundada em 26 de agosto de 1952, em São Bernardo do Campo (São Paulo). A partir do segundo semestre de 1975 a Rural passou a ser produzida no Brasil pela Ford – que comprou a fábrica da Willys em 1967 – mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.
Por aqui, sua típica combinação de cores ficou conhecida como "sai e blusa", sendo a saia a parte inferior branca e a blusa a parte superior colorida.
Nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, a Willys anunciou que iria oferecer um carro de passeio com as mesmas características do Jeep que fabricava para utilização durante a guerra.
Em 1946, foi lançado nos Estados Unidos o Jeep Station Wagon (também conhecido como Willys Station Wagon), utilizando o chassi e visual do utilitário militar, com para-choques robustos e a grade frontal mais reta, mas com a inovação de ser produzido totalmente em chapas de aço (até então, esse tipo de veículo feito de aço era inexistente – existindo modelos com chapas de madeira para fazer que utilitários comuns se tornassem carros de passeio). Para manter a estética então usada, a Station Wagon contava com capô, teto e para-lamas na cor vinho e laterais em creme com painéis em marrom claro para imitar a madeira.
O motor de 2.2 litros era ligado a um câmbio de três marchas, com a opção de uma quarta marcha como overdrive (esse recurso logo se tornou opcional devido à necessidade de uma quarta marcha para melhorar o desempenho). A tração era traseira 4X2 e a opção de tração 4×4 chegou em 1949.
O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 – projetado pelo designer americano Brooks Stevens – utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural no Brasil até o encerramento de sua produção em 1977.
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No primeiro Salão do Automóvel realizado no Brasil – de 26 de novembro a 11 de dezembro de 1960 – no Parque Ibirapuera (São Paulo), a Willys-Overland do Brasil S.A. lançou vários novos veículos como o Jeep CJ-6 com 4 portas, a Pick-Up Willys e o pequeno Dauphine. Um dos destaques deste salão foi o novo carro experimental da Willys chamado Saci, um veículo de passeio conversível.
O Saci revelava seu parentesco com a linha Rural Willys, utilizando seu chassi, motor, transmissão, eixos e frente da carroceria, tratando-se de um jipe metropolitano, irmão do "Jeepster" estadunidense.
O Saci nunca chegou a ser fabricado em série no Brasil! Nos Estados Unidos, o Jeepster foi fabricado de 1948 a 1950, vendendo alguns milhares de unidades, mas não chegou a ser um sucesso comercial, pois seu acabamento interior – simples e rústico, idêntico à Rural – não combinava com o alto preço do veículo, que o restringia a um público que priorizava conforto e ostentação.
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Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick-Up Willys ou Pick-Up Jeep; nomeada posteriormente como F-75, mantendo-se em produção pela Ford do Brasil até 1983, quando foi encerrada juntamente com o utilitário Jeep.
A versão militar, utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-220 e passou a ser conhecida por F-85 no momento em que foi permitida a venda ao público civil através de leilões.
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No Brasil foram produzidas versões com tração 4X2 e 4X4, com motores a gasolina de seis cilindros de 2.6 ou 3.0 litros. O motor de 2.6 litros foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil.
Do segundo semestre de 1975 até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford de 2.3 litros de cilindrada, mais econômico e adequado para a época da Crise do Petróleo de 1973 (protesto dos países árabes, aumentando o preço do petróleo em mais de 400%, pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur).
Além da mecânica, também tem o pioneirismo na imprensa automotiva brasileira, sendo o primeiro teste de veículo na imprensa nacional – publicado no dia 5 de dezembro de 1959 – sobre a Rural Willys.
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A Rural Willys pode ser considerada a precursora dos atuais utilitários esportivos (SUV, do inglês Sport Utility Vehicle, "Veículo Utilitário Esportivo" aliando conforto, espaço e versatilidade) pois era um automóvel para a família, mas robusto e com vocações off-road, capaz de enfrentar ruas e estradas de terra mal conservadas.
Com o aumento da altura da suspensão e do tamanho dos pneus, versões personalizadas da "Rural Off-Road" ganham mais resistência e estabilidade, inspirando respeito!
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"A Rural" (como é conhecida carinhosamente por seus admiradores) tem a vantagem de ter nascido com vocação rústica na mecânica e lataria, se adaptando bem tanto no campo quando nas ruas (enquanto a Kombi foi concebida para uso urbano e rodoviário).
Rural Willys com estética brasileira ( a partir de 1960 )
Imagem: http://jornalperiscopio.com.br/site/veiculos-historicos-rural-willys-2
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Imagem: http://jornalperiscopio.com.br/site/veiculos-historicos-rural-willys-2
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Rural Willys com estética original estadunidense ( desde 1946 )
Imagem: https://br.pinterest.com/pin/295689531788707401
Imagem: https://br.pinterest.com/pin/295689531788707401
A Rural Willys é um veículo utilitário que foi produzido pela empresa estadunidense Willys-Overland (1908-1975) a partir de 1946. A Willys-Overland do Brasil foi fundada em 26 de agosto de 1952, em São Bernardo do Campo (São Paulo). A partir do segundo semestre de 1975 a Rural passou a ser produzida no Brasil pela Ford – que comprou a fábrica da Willys em 1967 – mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.
Por aqui, sua típica combinação de cores ficou conhecida como "sai e blusa", sendo a saia a parte inferior branca e a blusa a parte superior colorida.
Nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, a Willys anunciou que iria oferecer um carro de passeio com as mesmas características do Jeep que fabricava para utilização durante a guerra.
Em 1946, foi lançado nos Estados Unidos o Jeep Station Wagon (também conhecido como Willys Station Wagon), utilizando o chassi e visual do utilitário militar, com para-choques robustos e a grade frontal mais reta, mas com a inovação de ser produzido totalmente em chapas de aço (até então, esse tipo de veículo feito de aço era inexistente – existindo modelos com chapas de madeira para fazer que utilitários comuns se tornassem carros de passeio). Para manter a estética então usada, a Station Wagon contava com capô, teto e para-lamas na cor vinho e laterais em creme com painéis em marrom claro para imitar a madeira.
O motor de 2.2 litros era ligado a um câmbio de três marchas, com a opção de uma quarta marcha como overdrive (esse recurso logo se tornou opcional devido à necessidade de uma quarta marcha para melhorar o desempenho). A tração era traseira 4X2 e a opção de tração 4×4 chegou em 1949.
O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 – projetado pelo designer americano Brooks Stevens – utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural no Brasil até o encerramento de sua produção em 1977.
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Interior do Jeep Station Wagon ( USA - 1946 )
Imagem: https://www.noticiasautomotivas.com.br/rural-willys
Imagem: https://www.noticiasautomotivas.com.br/rural-willys
No primeiro Salão do Automóvel realizado no Brasil – de 26 de novembro a 11 de dezembro de 1960 – no Parque Ibirapuera (São Paulo), a Willys-Overland do Brasil S.A. lançou vários novos veículos como o Jeep CJ-6 com 4 portas, a Pick-Up Willys e o pequeno Dauphine. Um dos destaques deste salão foi o novo carro experimental da Willys chamado Saci, um veículo de passeio conversível.
O Saci revelava seu parentesco com a linha Rural Willys, utilizando seu chassi, motor, transmissão, eixos e frente da carroceria, tratando-se de um jipe metropolitano, irmão do "Jeepster" estadunidense.
O Saci nunca chegou a ser fabricado em série no Brasil! Nos Estados Unidos, o Jeepster foi fabricado de 1948 a 1950, vendendo alguns milhares de unidades, mas não chegou a ser um sucesso comercial, pois seu acabamento interior – simples e rústico, idêntico à Rural – não combinava com o alto preço do veículo, que o restringia a um público que priorizava conforto e ostentação.
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Willys Saci ( Brasil - 1960 )
Jeepster ( USA - 1948 a 1950 )
Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick-Up Willys ou Pick-Up Jeep; nomeada posteriormente como F-75, mantendo-se em produção pela Ford do Brasil até 1983, quando foi encerrada juntamente com o utilitário Jeep.
A versão militar, utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-220 e passou a ser conhecida por F-85 no momento em que foi permitida a venda ao público civil através de leilões.
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Pick-Up Willys ( Renomeada no Brasil como F-75 quando passou a ser produzida pela Ford )
Imagem: https://br.pinterest.com/pin/598064025502086387
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Imagem: https://br.pinterest.com/pin/598064025502086387
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Pick-Up F-85 V8 "Cachorro Louco"
Imagem: https://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/f-85-v8-cachorro-louco-12
Imagem: https://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/f-85-v8-cachorro-louco-12
No Brasil foram produzidas versões com tração 4X2 e 4X4, com motores a gasolina de seis cilindros de 2.6 ou 3.0 litros. O motor de 2.6 litros foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil.
Do segundo semestre de 1975 até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford de 2.3 litros de cilindrada, mais econômico e adequado para a época da Crise do Petróleo de 1973 (protesto dos países árabes, aumentando o preço do petróleo em mais de 400%, pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur).
Além da mecânica, também tem o pioneirismo na imprensa automotiva brasileira, sendo o primeiro teste de veículo na imprensa nacional – publicado no dia 5 de dezembro de 1959 – sobre a Rural Willys.
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Painel da Rural
Imagem: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-willys-pick-up-jeep-ford-f-75
Imagem: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-willys-pick-up-jeep-ford-f-75
Com o aumento da altura da suspensão e do tamanho dos pneus, versões personalizadas da "Rural Off-Road" ganham mais resistência e estabilidade, inspirando respeito!
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Rural 4X4 Off-Road
Ford F-75 4x4 Turbo Off-Road
Rusticidade de raiz
Fontes de referência:
Notícias Automotivas
Rural Willys: história, anos, versões, motores (e detalhes)
O nascimento da indústria automobilística brasileira e o primeiro teste de carro no país
Pinterest
Vídeos:
Rural Willys, Tudo O Que Você Precisa Saber!
(10:46)
Rural Willys e Pickup: curiosidades dos “filhos” do Jeep
(5:14)
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Se interessar em ver a publicação neste blog sobre a Kombi, acesse:
https://historiasylvio.blogspot.com/2018/08/kombi.html
https://historiasylvio.blogspot.com/2018/08/kombi.html
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