08 de setembro - Dia Mundial da Alfabetização
Dominar a escrita é como possuir uma casa própria: lhe permite viver com menos gasto inútil de energia e tempo.
Para entender a situação de uma pessoa analfabeta imagine que, sabendo apenas o português, lhe seja dado um guia escrito em chinês e que com ele você tenha fazer uma prova para uma vaga de emprego ou se deslocar para um determinado local.
Você verá aqueles símbolos e desenhos, saberá que eles transmitem informações para outras pessoas que sabem interpretá-los, mas dependerá de encontrar e confiar em alguém que lhe explique o que lá está sendo pedido ou oferecido. A consequência disso será a limitação de suas possibilidades!
saber ler = poder crescer
08 de Setembro - Dia Mundial da Alfabetização
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.
A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado desde 14 de outubro de 1966, instituido como forma de homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a partir do Decreto de Lei nº 19.402, de 14 de outubro de 1930.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.
A alfabetização não se restringe ao ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
Fontes de referência:
Brasil Escola
8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Calendarr
Analfabetismo & Saber Ler
Ler para iluminar
Nenhum comentário:
Postar um comentário