quinta-feira, 7 de março de 2019

7º aniversário

Sétimo ano do HistóriaS

Blog HistóriaS
Imagem: Sylvio Mário Bazote

Hoje o blog completa seu sétimo ano de existência. Agradeço o interesse e parceria dos amigos e visitantes ocasionais ao longo do tempo. Foram mais de 1.024.000 visitas até agora.

No 2º semestre de 2018 foi perceptível uma queda no número de visitantes deste blog, fato este acentuado a partir de setembro, com a profusão de notícias falsas durante as eleições presidenciais.
A credibilidade das informações contidas num blog sempre foi questionável, pois atende aos interesses e percepções de seu(s) criador(es), mas ainda o considero uma ferramenta útil e simpática na transmissão de ideias e contato entre pessoas. Na segunda década do século 21, um dos grandes desafios é definir a qualidade das informações diante da quantidade destas. Perante a inquestionável queda no número de visitas aqui e o abandono e encerramento de alguns blogs que venho acompanhando, parece-me que no Brasil a recente imensa quantidade de fake news foi a pá de cal nesta forma digital de cultura e comunicação, gratuita e de fácil criação. O futuro testemunhará a revalorização ou extinção dos blogs! 

Não basta lançar boas sementes, temos que dedicar esforço e atenção no acompanhamento do crescimento daquilo que plantamos para termos boas colheitas. Estou satisfeito com os frutos obtidos até o momento, apesar das necessárias adaptações na quantidade e qualidade das publicações por conta da falta de tempo para aprofundar pesquisas. As postagens, inicialmente planejadas como semanais, tornaram-se quinzenais. 
E vamos que vamos...


Imagem: tannerfriedman.com

O link abaixo é do álbum no Picasa que tem uma coletânea das imagens que considero representar a essência dos assuntos e ideias do HistóriaS.

5 comentários:

  1. Meu caro Sylvio, antes de tudo, meus parabéns. Mais de um milhão de visitas! Pouca gente já conseguiu isso! Quanto à problemática dos blogs, algo que atinge o seu, é algo mundial. Concordo essencialmente com sua apreciação de que a credibilidade é um dos fatores fundamentais para sua continuidade. Pergunto se a diversidade dos assuntos também não é fator da diminuição do número de visitas. Vc chegou a fazer uma estatística para avaliar se há algum assunto que deixou de provocar interesse? Talvez seja bom centrar apenas sobre os mais procurados, não? Forte abraço. Receba meus cumprimentos por sua perseverança até hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelas felicitações e sugestões!
      A diversificação dos assuntos é uma forma premeditada de fugir do castrante rigor acadêmico, que tolhe o assunto de interesse ao trabalho do detalhe do detalhe, tornando a pesquisa limitada e algo frustrante.
      Os assuntos relativos à História já foram dominantes, mas têm despertado menos atração, conforme as estatísticas recentes das visitas. Alguns temas que acreditava seriam bem procurados não foram e outros que citei sem pretensões se mostram buscados com frequência acima do esperado. Um mistério que, em meio à falta de tempo, não consegui apurar para resolver.
      Primeiramente ainda vou publicar alguns temas dos quais tenho curiosidade e ânimo em explorar ou comentar, para somente depois focar nos interesses alheios. Mas sua sugestão de centrar nos mais procurados está anotada!
      Um abraço e vamos em frente, torcendo e trabalhando por um mundo melhor para testar e deixar.

      Excluir
  2. Parabéns pelo aniversário do blog, Sylvio! Conheço o conteúdo dele e quero crer que em algum momento a busca pela qualidade e veracidade fará com que sua semeadura tenha farta colheita.
    Também vivencio a queda de visualizações e comentários e relaciono isso, de modo imediato, à agilidade da troca de informações pelas redes sociais e, de modo mais reflexivo, à qualidade questionável da educação no país, que coloca a cada ano um número maior de analfabetos funcionais no mercado. Relacionando uma coisa à outra, temos uma geração de quer pouca reflexão e se distrai com facilidade/banalidades.
    Mas vamos em frente, fazendo o nosso melhor. Parabéns e obrigada pelo conteúdo partilhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns também a você, Jussara; que continua a publicar em seu blog (http://jussaraneves.com.br/) conteúdo que prima pela cultura e delicadeza, coisas que andam cada vez mais raras em terras tupiniquins...
      Agradeço por seu interesse neste blog.

      Excluir
  3. Obrigada, Sylvio! Também pela visita ao meu blog!

    ResponderExcluir