sábado, 10 de março de 2012

Monografia - História

Os movimentos republicanos de emancipação no Brasil Colônia e seus heróis na República.          
(PDF)          
Autor: Sylvio Bazote 


Imagem: silviasaron.wordpress.com

Monografia apresentada em 14 de dezembro de 2011 na faculdade de História da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Campus de Juiz de Fora (MG).

O Brasil tem a tradição de mudar suas formas de governo e governantes sem guerras civis ou revoluções sangrentas. A independência em relação a Portugal, substituição do império pela república, tomada do poder pelos militares e volta dos civis como dirigentes ocorreram sem combates generalizados e sangrentos ou rupturas traumáticas no modo de vida do povo. O brasileiro já foi caracterizado como alienado ou acomodado, mas um estudo sobre a história dos conflitos ocorridos no Brasil demonstra que existiram ocasiões em que as armas substituíram as palavras. As conspirações e revoltas contra a dominação da Coroa Portuguesa no Brasil durante o período colonial ficaram conhecidas como “movimentos emancipacionistas”. O objetivo deste estudo é destacar os três principais movimentos de emancipação republicanos no período do Brasil Colônia – a Conjuração Mineira em 1789, a Conjuração Baiana em 1798 e a Revolução Pernambucana em 1817 – descrevê-los, compará-los e estabelecer algumas considerações sobre como a república brasileira, quando estabelecida, adotou heróis nacionais com a intenção de manter-se como a forma de governo aceita e dominante.

A monografia descreve e compara as inconfidências mineira, baiana e a revolução pernambucana, explicando os motivos pelo qual Tiradentes foi escolhido como o primeiro herói nacional pela república brasileira. Para ficar completo, o trabalho ficou extenso, mas foi dividido em capítulos para facilitar a leitura de acordo com o interesse. Os anexos no fim do trabalho mostram informações e imagens que considero interessantes e complementam o entendimento do assunto.

Palavras-chave: Conjuração Mineira; Conjuração Baiana; Revolução Pernambucana; República; heróis nacionais; Tiradentes.

Baixe o arquivo no link abaixo.
- Após acessar o link, clicar em "Arquivo" abaixo do nome da monografia e depois clicar em "Fazer download".

Link para baixar o PDF:

Um comentário: