12 de maio - Dia Internacional da Enfermagem
Profissão Salvação
Enfermeiros e enfermeiras são os "anjos da guarda" com seus cuidados em observar, medicar, banhar, exercitar, conversar, trocar curativos e outras tarefas que trazem alento e dignidade humana aos fragilizados por doenças ou acidentes.
Nobre e cansativa profissão que, infelizmente, geralmente não tem o apoio e reconhecimento proporcionais à utilidade da generosidade de sua função social.
Fica aqui meu reconhecimento e homenagem para estas pessoas tão úteis e extraordinárias.
Vamos valorizar e cuidar de quem cuida de nós!
Enfermagem = Nobre atividade
No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a britânica Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
No Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados da década de 1940 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem: a britânica Florence Nigthingale e a baiana Anna Nery, que se alistou voluntariamente em 1865 para trabalhar como enfermeira na Guerra do Paraguai.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente.
Durante séculos a enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país.
Enfermeiros e Enfermeiras = Anjos da Guarda
Enfermo:
1. que ou aquele que se encontra doente; chateado.
2. que não apresenta bom funcionamento; imperfeito, anormal.
Enfermagem:
1. função de tratar de pessoas enfermas.
2. o conjunto de serviços de enfermaria.
Fontes de referência:
Biblioteca Virtual em Saúde
Dia Internacional da Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário