sábado, 31 de outubro de 2020

Dia da dona de casa

31 de outubro - Dia da dona de casa
( e do dono de casa )

Dona de Casa: mulher multitarefa em tempo integral

Eu publico neste blog celebrações sobre dias vinculados à profissões, mas hoje destaco uma ocupação. Mesmo que não exista curso técnico ou faculdade, é uma atividade exercida há séculos, sendo inegavelmente um trabalho responsável pelo bem-estar pessoal e coletivo. 
Dona de casa ou dono de casa é a pessoa que assume a responsabilidade pelo funcionamento da rotina do lar e zelo cotidiano dos integrantes da família. Ganhar dinheiro para custear as necessidade e vontades é necessário e bom; mas ter comida pronta e saudável, roupas limpas e viver num ambiente limpo e organizado também é necessário e bom!
Em minha opinião, a diferença entre uma residência e um lar é que o primeiro é um lugar onde se habita, enquanto o segundo é um lugar que se tem como referência íntima de conforto e segurança. Nem toda residência é um lar! Residência é funcional, lar é emocional; e a pessoa responsável por esta qualificação é a dona/o dono de casa, que tem como função social manter o lar cuidado e funcional, comprando e preparando alimentos, encarregando-se dos filhos e animais de estimação, suprindo roupas e objetos cotidianos, entre outras tarefas. O aumento do patrimônio material e prosperidade de uma família se deve em muito à dona/ao dono de casa, numa atividade que não oferece férias e é vista com menosprezo por alguns.

Vamos valorizar e cuidar de quem cuida e valoriza nosso lar!

No Brasil, a aposentadoria remunerada como "dona de casa" foi criada em 2012, podendo o benefício ser concedido com alíquota reduzida para beneficiar as pessoas que passaram a vida fora do "mercado de trabalho" em atividades domésticas. Para tal é necessário:
- contribuição mensal de 5% do salário mínimo por no mínimo 15 anos;
- ter 65 anos de idade (homens) e 62 anos de idade (mulheres);
- inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com a situação atualizada nos últimos dois anos;
- ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- não ter renda própria de nenhum tipo (incluindo aluguel e pensão).

Dono de Casa: igualdade de deveres e direitos sem preconceito

Fontes de referência:

Portal São Francisco
Dia da Dona de Casa

Cursos CPT
Parabéns, dona de casa, hoje é o seu dia!
https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-mundial-dos-museus 

Uol Economia
Executivas se apoiam em maridos "donos de casa"

Impacto+
Brasileiros acreditam que homem que fica em casa para cuidar dos filhos é "menos homem"

2 comentários:

  1. Bom destaque, Sylvio. Pouca gente se lembra disso!

    ResponderExcluir

  2. José Universo Soares
    17:16 (há 0 minuto)
    para HistóriaS

    O certo seria Dia da Dona DA Casa. Tem que receber remuneração e se aposentar com todos os direitos trabalhistas.
    Não tem descanso remunerado, nem hora extra e trabalha 365 dias por ano, além de cuidar da prole e administrar as finanças, compras, estoque, dirigir, levar filhos para baixo e para cima, e ainda tem que ter dispponibilidade para sexo, memso quando esteja esgotada.
    Acho, que é uma data a mais para não se comemorar.

    Juízo e grande abraço do Universo

    ResponderExcluir