domingo, 28 de abril de 2019

Dia da Educação

28 de abril - Dia da Educação

Educação como meio de evolução

O Dia Mundial da Educação foi instituído na cidade de Dakar, no Senegal, em 28 de abril de 2000, quando líderes de 164 países  inclusive o Brasil  durante o Fórum Mundial de Educação, decidiram simbolizar o dia unidos por um movimento pela educação mundial com compromissos firmados até 2030. Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.
A data incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar. Na Assembleia do Senegal, que teve a presença da Organização das Nações Unidas (ONU) o pacto firmado previu, ainda, ações inspiradas em outras conferências internacionais ocorridas na década de 1990, como a do Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), a Mundial de Direitos Humanos (1993) e a Mundial sobre Necessidades Especiais da Educação: Acesso e Qualidade (1994), além das cúpulas Mundial pelas Crianças (1990) e a Mundial sobre Desenvolvimento Social (1995).
No Dia da Educação, instituições de ensino devem organizar atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação das pessoas como fator de transformação da coletividade.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância do processo educativo, seja familiar, escolar ou comunitário, para a construção de valores essenciais na vida em comunidade e do convívio saudável entre os indivíduos.
Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento educativo. A família é a base da formação educacional de uma pessoa! Os pais e responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais da individualidade, para que esta evolua ao estágio da cidadania, quando a pessoa está inserida numa coletividade de forma saudável e produtiva.

28 de abril - Dia da Educação

Educador & Professor

Um(a) professor(a) professa, transmite conhecimentos usando técnicas para se certificar de que os conteúdos foram entendidos de forma satisfatória, idêntica ou o mais próximo possível do modelo desejado, e desse conhecimento padronizado crie seus conhecimentos individualizados. Por opção ou falta de possibilidade, um(a) professor(a) não se envolve na dinâmica de vida de seu(s) aluno(s) fora do ambiente didático. É um profissional eficiente e útil na medida em que oferece e cobra o que dele se espera, com estratégias e instrumentos pedagógicos adequados à realidade do(s) estudante(s) sob sua responsabilidade. 
Não é fácil ou pouca coisa, como alguns querem fazer crer!

Um(a) educador(a) é um professor(a) que, além de modelo de profissionalismo, é também uma referência como pessoa por sua postura humana e ética. É alguém que além de instruir também educa, transcendendo os limites da eficiência técnica e se tornando exemplo de conduta social. É alguém que elegemos como personificação de quem nós desejamos ser em situações de dúvida ou tensão.
É mais raro e útil do que um(a) professor(a), mas não tão indispensável como alguns querem fazer crer! Um bom professor já acrescenta muita possibilidade e qualidade à vida! 

Significados no Dicionário Online de Português:

Significado de "professar":
1. declarar; reconhecer publicamente; confessar.
2. ter a convicção de.
3. ensinar.
4. fazer votos, entrando para uma ordem religiosa.

Significado de "educar":
1. transmitir conhecimento (instrução); oferecer ensino (educação); instruir.
2. oferecer a alguém o necessário para que consiga desenvolver sua personalidade.
3. tentar alcançar um alto nível de desenvolvimento moral, espiritual etc.; aperfeiçoar-se.
4. fazer com que um animal selvagem obedeça; domesticar.
     Fonte: https://www.dicio.com.br/educar  


Educação & Instrução

Como se lê no Dicionário da Língua Pedagógica, de Paul Foulquiè, o conceito de instrução significa "atividade que tem em vista a aquisição das qualidades morais e das virtudes sociais". No mesmo dicionário, a palavra "educar" vem do latim "ducere" que significa "conduzir para fora de", sendo portanto a lógica educativa orientada para o pleno desenvolvimento da pessoa, alargando as perspectivas de crianças, jovens e adultos por toda a vida.
Em minha opinião há diferença entre educação e instrução! Instrução consiste em ensinar, lecionar, transmitir conhecimentos – é responsabilidade da escola! Educação consiste no desenvolvimento de faculdades morais, intelectuais e físicas, dentro de regras de conduta e costumes sociais – é responsabilidade da família! Portanto, a instrução é uma das partes da educação, sendo esta um patrimônio pessoal que define a pessoa na cidadania, profissão e intimidade.

Atualmente há pressão nos professores para "aulas show" (com música, teatro, piadas, roupas e outros efeitos especiais) para manter o interesse do aluno. Usar tais recursos é interessante, mas não necessário na maioria dos assuntos! É responsabilidade de quem quer ou precisa aprender manter a motivação no processo, como consequência de uma educação familiar que valorize e oriente a instrução dentro de um projeto de vida. 
Não é o aluno que faz um favor à sociedade em permanecer na escola e aprender, é a sociedade que faz um favor ao aluno (e sua família) em disponibilizar escolas públicas (apesar das deficiências) para que possa se desenvolver! Se não há atenção familiar para a instrução, haverá deficiência na educação pessoal e social!

O melhor meio pedagógico foi, é e sempre será a vontade (de aprender e de ensinar). Ar condicionado, internet, dinâmicas de relaxamento e outros mimos didáticos oferecem mais conforto, diversão e rendimento aos que querem se envolver com o processo educacional, mas não são obrigatórios ou garantia de resultado quando não se tem comprometimento com o aprender (ou o ensinar). 
Para que haja instrução, bastam existir meio de ensino e finalidade de aprendizado, por mais simples ou deficientes que sejam. Para que haja educação, é necessário um plano de vida onde usá-la e atenção constante para cultivá-la e mantê-la!

Desejo mais educação e evolução para nós como indivíduos e como cidadãos de uma nação!

Educação & Transformação

Frases sobre Educação:

"É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade.
( Allan Kardec )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
Immanuel Kant )

"Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.
Derek Bok )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento."
( Sir Arthur Lewis )

"A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância."
( Will Durant )

"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
( Pitágoras )

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
( Esopo )

Fontes de referência:

Calendarr

Escola da Inteligência
Você conhece o Dia Mundial da Educação? Saiba mais sobre a data.
https://escoladainteligencia.com.br/voce-conhece-o-dia-mundial-da-educacao-saiba-mais-sobre-a-data 

Eduqa.me

Pensador
50 frases que refletem a importância da educação para o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário