terça-feira, 13 de novembro de 2018

Dia da gentileza

13 de novembro - Dia Mundial da Gentileza

Ser Gentil
  
Gentileza nem sempre gera gentileza, mas mesmo assim vale a pena!

Atitudes como desejar um bom dia às pessoas, ceder um lugar no ônibus, abrir uma porta para alguém passar, desculpar-se quando esbarra em alguém, ouvir sem interromper ou pegar algum objeto caído no chão são demonstrações de gentileza que, segundo especialistas, têm relação direta com o ambiente em que se vive, a influência das relações familiares e a índole de cada pessoa.

Muitos confundem gentileza espontânea com o chamado "verniz social", associando este último a uma reprovável hipocrisia. Em minha opinião a gentileza é algo que se pratica sem esperar uma retribuição, é algo que se faz para o outro e por si, visando apenas a íntima satisfação de realizar algo que considera construtivo. O verniz social, no meu entender, também não é uma postura reprovável, mas é uma atitude na qual se deseja a retribuição. É uma tolerância ao que desagrada no outro visando evitar conflitos considerados desnecessários ou prejudiciais e serve como uma espécie de ‘lubrificante’ das relações sociais, diminuindo os atritos da convivência e tornando a vida em sociedade mais agradável ou, ao menos, mais tolerável.

Infelizmente estas duas posturas estão, a meu ver, cada vez mais ignoradas e raras. Daí minha modesta contribuição com a publicação desta postagem: lembrar a importância de atitudes gentis, ou ao menos tolerantes, para que possamos contribuir para uma interação mais harmônica e produtiva entre as pessoas.

Gentileza nem sempre gera gentileza, mas se nos ressentirmos da falta da adequada retribuição e nos abstermos de atitudes que consideramos ideais, estaremos contribuindo – por desistência – para um mundo hostil e desagradável. Cada ato de gentileza que oferecemos ao outro é uma semente positiva que lançamos pelo caminho, esperando que germine e gere bons frutos para outras pessoas, mesmo que já não estejamos lá para usufruí-los ou conheçamos os beneficiados.

A gentileza melhora a vida!

13 de novembro – Dia Internacional da Gentileza

Dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial Pelos Atos de Gentileza. A data foi criada com o objetivo de inspirar indivíduos a serem mais gentis e criar um mundo mais agradável.

Ser gentil é demonstrar preocupação com o outro; é ter desejo em ajudar as pessoas e fazê-las a se sentirem bem. O estresse da correria cotidiana faz com que esqueçamos a gentileza.  É cada vez mais raro ceder lugar para um idoso, dar preferência para alguém no trânsito, abrir a porta do elevador para um vizinho. Porém, o exercício da gentileza é fundamental para a manutenção do bem estar consigo mesmo e satisfação do outro. E como podemos praticá-la?

Seguem algumas dicas:
- Não se esqueça de dizer palavras mágicas como "bom dia", "com licença", "desculpe", "por favor", "bem vindo(a)", "obrigado(a)", entre outras;
- Seja educado, responda às pessoas e aprenda a ouvir mais;
- Surpreenda alguém com um elogio, um sorriso ou um abraço;
- Sempre que puder, ceda sua vez: dê passagem na rua, no elevador, no supermercado, no trânsito;
- Responda sempre aos e-mails, telefonemas e mensagens;
- Agradeça aos convites que receber;
- Seja gentil também com o meio ambiente: não jogue lixo no chão; evite machucar ou matar animais e plantas; separe o lixo para reciclagem.

No dicionário, delicadeza e cortesia são sinônimos de gentileza! Vamos contribuir para um mundo mais elegante e uma vida mais prazerosa!

“Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo.”
( Shakespeare )

Dia Mundial da Gentileza

29 de maio – Dia Nacional da Gentileza

No Brasil, o Dia da Gentileza é celebrado em 29 de maio, data em que José Datrino, o "Profeta Gentileza", faleceu em 1996 aos 79 anos. O profeta tinha como lema "Gentileza gera gentileza" e andava pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro espalhando palavras, gestos e escritos de incentivo a atitudes gentis entre as pessoas. Da Avenida Brasil até o centro da cidade, o Profeta Gentileza chegou a pintar 55 painéis sob os viadutos.

Ele costumava dar flores às pessoas que chegavam na barca de Niterói para trabalhar na cidade. "Gentileza saía pela rua Uruguaiana pedindo flores aos donos de floriculturas e quando juntava uma boa quantidade distribuía para as pessoas que chegavam para trabalhar", conta o jornalista André Holanda, que morou no Rio de Janeiro quando o profeta ainda era vivo.

"Lembro-me da sensação de passar de ônibus e ver os escritos dele. Eu trabalhava oito horas por dia, estudava e ainda tinha que enfrentar um trânsito horrível... Em meio àquela correria, tinha as mensagens simpáticas de amor e gentileza para as pessoas, que a gente ia olhando pelo ônibus", conta André. "Mas nós não dávamos muito valor, ler aquilo era uma coisa de distração. Foi quando tiraram que todo mundo sentiu falta", completa o jornalista.

Gentileza gera gente... ilesa."
( Demétrio Sena )

Dia Nacional da Gentileza

Para saber sobre a vida do Profeta Gentileza, acesse:

Atos de gentileza fazem a diferença!
Imagem: facebook.com

Fontes de referência:

Fraterluz
13 de novembro - Dia Mundial pelos Atos de Gentileza 

Open Brasil
29 de maio - Dia Nacional da Gentileza

Pensador
Frases de gentileza

Istoé
Porque ser gentil vale a pena

Sônia Jordão
A importância da gentileza no dia-a-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário