quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia da Árvore

21 de setembro - Dia da Árvore

Árvore - Reciclando vida

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo a conscientização a respeito da importância e necessidade de preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida no planeta porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo, servem de moradia para diversas espécies de pássaros e tornam os ambientes urbanos mais agradáveis e menos poluídos. Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como a mangueira, o pessegueiro, a laranjeira, o limoeiro, a goiabeira, o abacateiro, entre outras.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem importantes aplicações comerciais e cotidianas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis, casas, pontes, barcos, veículos (carroças, charretes, carrocerias de caminhões e caminhonetes), instrumentos musicais, dormentes de ferrovias, barris, entre outros. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro serve como um dia de reflexão sobre as atitudes da humanidade em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar árvores e deve ser percebido como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam o mundo em que vivemos, para nossos contemporâneos e as gerações futuras. É importante também haver percepção a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Dia da Árvore

Curiosidades:

- O Dia da Árvore foi instituído no Brasil pelo Decreto Federal 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, pelo presidente Castelo Branco, durante o regime militar. Alguns o celebram como Festa Anual das Árvores.

- Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo:
Árvore símbolo da região Norte – Castanheira.
Árvore símbolo da região Nordeste – Carnaúba.
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – Ipê Amarelo.
Árvore símbolo da região Sudeste – Pau-Brasil.
Árvore símbolo da região Sul – Araucária.

- No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore (Dia Mundial da Árvore), que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da Primavera no hemisfério norte.

Majestosa Árvore

Fontes de referência:

Brasil Escola
21 de setembro - Dia da Árvore

Calendarr Brasil
Dia da Árvore

A Notícia
Como surgiu o Dia da Árvore

Vídeos:

As Árvores ( Documentário )
(24:41) 

Dia da Árvore
(07:39)  

Festa Anual das Árvores ( 2017 )
(01:30) 

21 de setembro - Dia da Árvore

Plante e preserve árvores. Ajude a preservar o ambiente.

Plantar uma árvore é cuidar do amanhã.

Plante uma boa ideia, plante uma árvore!

Valorizando a árvore.
Árvore faz oxigênio, faz umidade, faz sombra e faz falta!
Faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário