Ferreomodelismo resiste em São Paulo
Imagem: http://www.ferromodelismobrasil.com.br/o-hobby-do-ferromodelismo-ainda-resiste-em-sao-paulo
Modelismo ferroviário
Trem elétrico é
diferente de Ferrorama!
O Ferromodelismo,
Ferreomodelismo ou Modelismo Ferroviário é um hobby que consiste na construção,
em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias (locomotivas, vagões,
bondes, cenários etc.).
Ferromodelismo não é brincar
de trenzinho! Brincar de trem é comprar uma locomotiva à pilha (ou elétrica),
encaixar os trilhos que vêm junto com ela, colocando-os sobre o chão ou numa
mesa, ligar a locomotiva e passivamente vê-la dando voltas pelo circuito
disponível. O ferromodelismo pede uma combinação de habilidades nas áreas de
eletricidade, marcenaria e artes plásticas, entre outros dons em menor ou maior
escala, dependendo do tamanho da maquete e do número de linhas ferroviárias que
se deseja controlar.
Pessoalmente acredito que a
maior motivação de um ferromodelista seja a sensação de que, possuindo sua
própria ferrovia, políticos ou empresários não impedirão o prazer de ver um
trem andando, mesmo que seja em escala reduzida e fechado dentro de um
cômodo.
Imagino que para muitos isso
não seja compreensível ou não compense o gasto de tempo, dinheiro e espaço
envolvidos na construção e manutenção da maquete, mas os ferromodelistas criam
ali um pequeno mundo no qual trem, trilhos e estações ferroviárias têm espaço
garantido.
Tecidos, gesso, cimento,
areia, pedra, água, papel machê, cola, borracha, silicone, madeira, serragem, espuma,
isopor, aço, ferro, fios elétricos, disjuntores, outros materiais e ferramentas
são pesquisados e adaptados de acordo com cada projeto na construção de uma
maquete ferroviária.
Ser ferromodelista não é
fácil! A montagem das maquetes exige atenção, tempo e o custo da manutenção do
hobyy é alto. Mas isso não é problema para os apaixonados pelos pequenos trens.
Eles encaram como um desafio a construção de suas ferrovias.
Maquete ferroviária residencial
A história do
ferromodelismo
As primeiras miniaturas de
trens das quais se tem notícia, foram fabricadas por artesãos alemães na década
de 1830. Essas miniaturas, feitas de latão, eram frágeis, não tinham partes
móveis e eram empurradas manualmente sobre trilhos. Logo os franceses criaram
suas miniaturas com uma decoração mais sofisticada, no entanto não corriam em
trilhos. Ao invés disso, eram empurradas no chão. Berço da revolução
industrial, os fabricantes de brinquedos ingleses encararam a miniaturização de
trens de forma mais séria. A construção de um dos primeiros modelos movidos a
vapor é atribuída a Sir Henry Wood.
Os artesãos europeus
dedicados à fabricação de instrumentos musicais foram os primeiros a se dedicar
a fabricação de trens de brinquedo, e logo passaram a utilizar mecanismos de
relógios para eliminar os problemas das primeiras versões à vapor. Modelos
complexos feitos de bronze foram feitos para crianças de famílias ricas pela inglesa Newton & Co., no entanto não eram realistas nem seguiam uma escala.
Como os modelos europeus eram
muito caros para que fossem comercializados nos Estados Unidos, os fabricantes americanos
se apressaram em produzir em massa as réplicas de trens, barateando sua
produção e atendendo ao voraz e competitivo mercado interno. Mathias Baldwin,
fundador da Baltimore Locomotive Works, fez um modelo de trem de passageiro na
década de 1830. Já ao final daquela década, vários outros fabricantes de
modelos em escala já estavam produzindo suas próprias versões. A George Brown
& Co., de Connecticut, produziu o primeiro modelo de trem americano com
propulsão própria, utilizando mecanismos de relógio.
Os modelos de trens
americanos eram mais resistentes, autênticos e sofisticados que os europeus.
Entre 1860 e 1890, durante a "era dourada" das miniaturas de trens,
muitos fabricantes adquiriam fama e chamaram a atenção do público, como por
exemplo a Ives; Hull & Stafford; Althof Bergman & Co. e James Fallows.
Entre a década de 1890 e o início da década de 1900, fabricantes americanos de
brinquedos produziram réplicas de trens a preços bastante razoáveis permitindo
que a maioria das famílias de classe média pudessem comprar esses modelos de
trens para os filhos.
Com o aumento da demanda veio
também a exigência de maior realismo e autenticidade por parte dos fabricantes.
Não demorou para que o público demandasse mais do que apenas as locomotivas.
Eles queriam comprar sistema completos e cada vez mais complexos, com pistas em
vários formatos, carros de passageiros, vagões de carga e réplica de estações.
Enquanto isso, um fabricante
de brinquedos alemão, Theodore Marklin, um dos mais bem-sucedidos da Europa,
introduziu a primeira pista dividida em seções em forma de oito. Foi ele também
quem produziu a primeira miniatura de trem movida à eletricidade na Europa.
A Lionel, empresa americana fundada
no início da década de 1900 por Joshua Lionel Cohen, produziu as mais famosas
réplicas de todas. A empresa começou fabricando pequenos motores elétricos para
as pequenas réplicas, mas logo após a Primeira Guerra Mundial, tornou-se a
maior fabricante de réplicas de trens. Uma das razões do sucesso era que os
trens da Lionel eram mais realísticos que os de todas as outras, com motores
potentes e construção resistente. Eles se tornaram o "padrão de
excelência" americano para a construção de réplicas de trens. Além disso,
a Lionel pintava seus trens com cores brilhantes e chamativas, que estimulavam
compradores e colecionadores de todas as idades.
A American Flyer sobressaiu-se
no mercado de réplicas com trens numa escala maior e mais baratos durante a
década de 1920. Os seus trens de passageiros com decoração elaborada foram um
grande sucesso. A Lionel, no entanto, surpreendeu oferecendo modelos ainda mais
impressionantes. A American Flyer acabou por fechar em 1967. Depois da Segunda
Guerra Mundial, as réplicas se tornaram ainda mais detalhistas e funcionais, o
que foi muito apreciado por colecionadores. Adultos e jovens de hoje constroem desenhos
tão realistas e elaborados que os observadores ficam encantados com os pequenos
trens em movimento.
Com o passar do tempo, o
modelismo em geral e o ferromodelismo em particular deixou de ser encarado como
apenas um nicho na linha de produção de fábricas de brinquedos, exigindo dedicação
exclusiva dos seus fabricantes. Na América do Sul, a empresa mais tradicional
na produção de artigos de ferromodelismo é a Indústrias Reunidas Frateschi,
fundada em 1958, comumente chamada simplesmente de Frateschi, localizada em
Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Maquetes no 3º Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão
( 2011 )
Imagem: http://litoralbus.blogspot.com.br/2011/10/3-evento-de-ferromodelismo-de-cubatao.html
Imagem: http://litoralbus.blogspot.com.br/2011/10/3-evento-de-ferromodelismo-de-cubatao.html
Kit para construir maquetes ferroviárias - Frateschi
( Ferrovias para construir )
Imagem: http://www.ferromodelismobrasil.com.br/manual-ferrovias-para-voce-construir-da-frateschi
Northlandz, a maior
maquete ferroviária do mundo!
Situada perto de Flemington,
Nova Jersey (Estados Unidos) e construída por Bruce Williams Zaccagnino,
Northlandz é atualmente a maior maquete ferroviária do mundo. Levou 16 anos até
ser terminada em 1997 e apresenta números impressionantes: as passarelas para o
trânsito dos visitantes possuem quase 1 quilômetro de extensão, onde as pessoas
podem observar mais de 8 quilômetros de pistas por onde circulam 100 miniaturas
de trens. A maquete tem mais de 50.000 árvores, 3.000 edificações e 400 pontes
espalhadas em diversos ambientes. O local recebe a visita diária de
aproximadamente 2.100 pessoas.
Vídeos sobre Northlandz:
Northlandz – A maior maquete ferroviária do mundo
(4:45)
Esta reportagem permite ter uma
noção da dimensão da maior maquete ferroviária do mundo atualmente.
Uma
experiência fotográfica – Northlandz
(4:28)
Este vídeo mostra os bastidores
desta fantástica maquete ferroviária, acompanhando seu criador Bruce Williams Zaccagnino.
Northlandz - A maior maquete ferroviária do mundo
( New Jersey - Estados Unidos )
Imagem: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2610148/The-worlds-largest-model-railway-complete-100-trains.html
100 trens em miniatura em Northlandz
Imagem: http://blog.daum.net/may1998/229
( New Jersey - Estados Unidos )
Imagem: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2610148/The-worlds-largest-model-railway-complete-100-trains.html
100 trens em miniatura em Northlandz
Imagem: http://blog.daum.net/may1998/229
Ferromodelismo X Trem
em miniatura ou Ferrovia em miniatura
Estes dois conceitos podem
parecer descrever a mesma coisa, mas delimitam distintas áreas dentro da paixão e da prática do mundo
ferroviário em escala reduzida. Como sou simpatizante, mas não especialista no
assunto, considero aceitáveis as seguintes definições simplificadas:
Ferromodelismo ou Ferreomodelismo:
Existência de uma ou mais linhas ferroviárias movidas por eletricidade e fixadas em uma maquete
de madeira, que normalmente recebe adereços como túneis, pontes, edificações,
vegetação, pessoas, entre outros, numa escala proporcional à do trem. Esta
maquete varia de tamanho e permanece dentro de um ambiente fechado.
Ferrovia em miniatura (Miniature Railway) ou Ferrovia
Leve (Light Railway):
Linha ferroviária em escala
maior do que as miniaturas do ferromodelismo, mas inferior a uma ferrovia
convencional. Localizada sempre em espaços abertos, permite o transporte de
pessoas em passeios turísticos.
Vídeos:
Light Railway - Celeiro de
Walt Disney
(10:17)
Um passeio na Rhyl Miniature
Railway
(12:00)
Dr. Carl P. Levitt - Dentista e ferromodelista
Strawberry Line ( Strawberry Mini Railroad ) = Ferrovia em miniatura
( Maquete ferroviária em sua residência )
( Georgia - USA )
( Georgia - USA )
Clube Hi-Railers de New Jersey
( Paterson - Estados Unidos )
Loxx Berlin
( Berlim - Alemanha )
Strawberry Line ( Strawberry Mini Railroad ) = Ferrovia em miniatura
( Avon Valley Country Park - Inglaterra )
Mizens Railway Society = Ferrovia em miniatura
( Devon - Inglaterra )
Rhyl Miniature Railway = Ferrovia Leve
Vídeos:
Os ferromodelistas
(4:36)
Ferromodelismo resiste em São Paulo
(2:52)
Ferromodelista abre buraco na parede de casa para túnel ferroviário
(2:56)
Ferromodelismo em Campinas (SP)
(8:14)
Como montar uma maquete de ferromodelismo (Frateschi)
(18:45)
Hi-Railers Club (New Jersey - USA) – Maquete ferroviária
Loxx Berlim – Maquete ferroviária
(16:22)
Fontes de referência:
Wikipédia
Ferromodelismo
Centro-Oeste Brasil
História do ferreomodelismo
no Brasil
Ferromodelismo Brasil
Considerações sobre a
construção de uma maquete ferroviária
Centro-Oeste Brasil
Dicas e técnicas pra maquetes
de ferreomodelismo
Ferromodelismo Brasil
Daily Mail
Todos à bordo!
(Traduzido)
Wikipédia
Wikipédia
Rhyl Miniature Railway
(Traduzido)
Site oficial
Site oficial
NJ Hi-Railers
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.njhirailers.com/&prev=search
(Traduzido)
Site oficial
(Traduzido)
Site oficial
Loxx Berlin
Legal. Vou indicar pro Povo dos Trilhos
ResponderExcluirGrato pela divulgação, Antônio.
ExcluirAs miniaturas sempre me encantaram... deve ser emocionante construir um mundo à parte assim :)
ResponderExcluirPenso como você, Jussara!
ExcluirO processo de construção e manutenção desses pequenos mundos deve ser repleto da sensação de transformar sonho em realidade.
Prezado (a), saudações.
ResponderExcluirEstamos numa campanha no Senado Federal pela aprovação de um projeto de recuperação da primeira estrada de ferro do país.
Basta votar no link do Senado:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100143&voto=favor
Se puder pedir aos seus amigos e familiares para votarem também agradeceremos.
Forte abraço.
Antônio Seixas
Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé.