sábado, 25 de março de 2017

Trenzinho caipira

O trenzinho do caipira

Trem musical

Algumas músicas surgem destinadas a se tornarem universais, encaixando-se em diferentes espaços e tempos, abrangendo variadas situações e sendo adotadas por diferentes sentimentos.
Seja pela letra, pela melodia ou por ambos, certas composições permitem diferentes versões e interpretações, mostrando renovado encantamento e vigor, com uma beleza estrutural que parece impossível de se diminuir.
A música "O Trenzinho do Caipira" une três coisas que adoro: trens, música e a temática de uma vida simples.

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar

Trem ligando as comunidades no interior do Brasil (1930)

"O Trenzinho do Caipira" é o quarto movimento – a Tocata – das Bachianas Brasileiras n° 2, com melodia criada em 1930 e realizada em 1933 pelo compositor carioca Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959). A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Anos depois, a melodia recebeu letra composta pelo escritor e poeta maranhense Ferreira Gullar (1930 - 2016), retirada do livro Poema Sujo (1975).

As Bachianas Brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos, escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, idealizado para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.

Fontes de referência:

Wikipédia
Bachianas Brasileiras

Wikipédia
Heitor Vila-Lobos 

Wikipédia
Ferreira Gullar

Seguem alguns vídeos com diferentes versões – cantadas e instrumentais – da música.

















Para ver outras interpretações de “O Trenzinho do Caipira”, acesse uma lista de vídeos através do link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLXXuZljChbLxjAe_0gIns1c_B7Yp1e-TU 
Foi um prazer para mim pesquisar, selecionar e apreciar os vídeos desta lista! Desejo que também seja para você uma agradável experiência viajar pelas diferentes possibilidades desta linda música.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário