Em 08 de fevereiro de 2012, foram pintadas 44 edificações em um trecho do centro histórico e 33 imóveis do bairro Ilha das Cobras, uma comunidade carente da cidade.
Foram usados mais de 5.000 litros de tinta, com cerca de 350 pessoas participando do mutirão, inclusive a cantora e compositora Ana Carolina, madrinha do projeto na cidade, que além da pintura, realizou um show no Areal do Pontal às 20 horas, como encerramento da ação.
Pela primeira vez a equipe do projeto selecionou seis casas em Ilha das Cobras para que fossem pintadas e restauradas, com a troca de portas e janelas em mau estado. Os moradores beneficiados na comunidade ficaram muito emocionados com a agradável surpresa.
Foram usados mais de 5.000 litros de tinta, com cerca de 350 pessoas participando do mutirão, inclusive a cantora e compositora Ana Carolina, madrinha do projeto na cidade, que além da pintura, realizou um show no Areal do Pontal às 20 horas, como encerramento da ação.
O projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, incentiva o sentimento de zelo e valorização do lugar onde se vive, provando que as cores realmente têm o poder de mudar os ambientes e a pessoas. Com a participação ativa das comunidades onde passa, os moradores locais transformam-se em multiplicadores do projeto.
A primeira lata de tinta do projeto foi aberta em agosto de 2009, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Desde então, mais de 1.000 projetos – de pequeno e grande porte – foram executados, e até 2016 a previsão é de realizar outras 700 ações, com a renovação de fachadas de prédios históricos, igrejas, museus, hospitais e casas por todo o país. As ações também incluem treinamento de aprendizes de pintores, visando atuação no mercado de trabalho.
A seleção das cores tem a participação da comunidade, com as tonalidades aprovadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que leva em consideração a cultura, memória, e tradições das cidades escolhidas.
A execução do projeto é dividida em quatro etapas: a primeira fase é a seleção do local. Para isso, são levados em conta o valor histórico, arquitetônico e a relevância da localidade para a comunidade. A segunda fase é a do diálogo com as lideranças da área, as autoridades e a comunidade. Também neste momento é escolhido o padrinho ou madrinha para a ação. A terceira fase é a da transformação, quando pintores e aprendizes capacitados pela Coral se juntam em mutirão a funcionários, moradores e voluntários para a pintura. A última fase é a da celebração, com a formatura dos aprendizes de pintor e um show gratuito para a comunidade marcando a concretização do projeto.
É óbvio que a Coral tem como objetivo divulgar seus produtos através deste projeto, mas penso que é algo louvável fazer propaganda usando voluntariamente seu produto enquanto ajuda uma comunidade e valoriza uma cidade.
Para mais informações
sobre o projeto, acesse os links:
Vídeo explicativo:
Site do projeto:
Texto explicativo
Olá Sylvio.
ResponderExcluirPassando para retribuir as visitas ao blog "Daqui de Pitanguy" e, também, para parabenizá-lo pelo belo trabalho no HistóriaS.
Inclui seu blog em nosso menu.
Sucesso, amigo!