sábado, 9 de janeiro de 2016

Mea-culpa

As pequenas corrupções
Autor: Juliano Nery

Orações pelo dinheiro público que chegou ao seu destino, ou seja, na mão de algum desonesto que o esconderá na meia ou na cueca. Coisa que não faríamos, logicamente. Somos honestos. Máfias de parasitas, mensalões e nepotismos políticos não são para nós. Não somos desses, os peixes grandes. Somos afeitos aos pequenos delitos, aqueles que não comprometem ninguém...

O que tem demais tirar uma das 120 bolas de futebol da campanha de arrecadação das doações do Natal, se foi eu quem organizei e arrecadei os brinquedos? Qual o problema em passar numa loja durante o expediente para pagar aquela conta? – Eu vou pagar juros se ela atrasar... Que mal tem em dar uma voltinha no carro da empresa no sábado à noite? Fica caro o táxi para o motel! Eu também sou filho de Deus e se Ele não me deu carro, dever ter colocado o veículo do meu trabalho no caminho para que eu pudesse utilizá-lo, oras...

É por isso que, quando sou responsável pelo posto de saúde, encho os bolsos de paracetamol: vai que eu ou alguém da minha família precise... Nunca se sabe quando teremos dor de cabeça, quando precisarei daquelas 15 caixas de remédio que eu peguei... É melhor prevenir do que remediar. Ou melhor, neste caso é melhor remediar mesmo! O mesmo vale para as filas no banco. Prefiro levar minha mãe, que entra na fila preferencial dos idosos. Tenho muito para fazer e não posso me dar ao luxo de ficar esperando. Como também não posso esperar desocupar uma vaga no estacionamento e não prejudica ninguém usar um pouquinho aquela vaga para cadeirantes que está livre faz tempo. Também tenho meus problemas para resolver!

Por isso, é possível que eu me esqueça de alguns bens e pertences que garantem um desconto na escola do meu filho. Um absurdo o valor da mensalidade! Assim não me lembro de certas coisas na época da declaração do imposto de renda... E o que tem comprar uma ou outra nota fiscal? Deixar dinheiro para os grandes corruptos? Nunca! Não posso dar esse mole. Faço justiça com as próprias mãos e o próprio bolso!

Mas daí a encher a cueca de dólares, superfaturar notas fiscais de compras da prefeitura ou desviar parte da verba para construção da estrada para aquela comunidade, nunca! Isso é coisa de bandido, de gente ruim. Eu não faria isso, jamais. Como podem as pessoas serem assim tão corruptas?

Adaptação do texto retirado das páginas 25 e 26 do livro
Deus sabe de tudo e não é dedo-duro
Funalfa, Juiz de Fora, 2010.

Obs: Postagem realizada mediante prévia solicitação ao autor.

Livro : Deus sabe de tudo e não é dedo-duro
Foto: Sylvio Bazote

Os textos integrantes desta coletânea foram escritos entre o fim de 2008 e início de 2010. 
Constituem um interessante registro e valem pelas reflexões que os temas provocam.

Para trocar ideias com Juliano Nery ou adquirir seu(s) livro(s), entre em contato com o e-mail:
julianonery@yahoo.com.br

10 comentários:

  1. Muito bom, Sylvio. Este autor foi feliz quando, com outras palavras, repassou o que o Mestre Jesus ensinou: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito”. Lucas 16.10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coerência e transparência tornam a vida mais fácil (para todos)!
      Difícil (e possível e desejável) é colocar esta postura em todos os dias...

      Excluir
  2. Em qualquer sociedade e em qualquer tempo sempre houveram e há os pequenos delitos, até uma mentira pode-se encaixar em pequeno delito.
    Entretanto, o que faz uma sociedade mais ou menos honesta são alguns fatores importantes. Leis para todos sem exceção, punição para pequenos delitos e infratores, educação em casa e formal nas escolas (melhor nível de compreensão e respeitos aos direitos de todos e seus), lideranças éticas, honestas, de bom caráter, que pregam e sobretudo fazem o que falam com bons exemplos.
    Essa coisa de tentar permear o mea culpa para todos, é uma maneira simplista de tentar fazer as cabeças de que todos são assim e que tanto faz se alguém rouba pouco ou muito. Somos todos desonestos e culpados?
    Eu não aceito essa classificação.
    Abraços do Universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ver sua convicção, amigo J. Universo!
      Cada vez mais raro ver pessoas com suas consciências desocupadas de suas culpas (seriam “desoculpadas”?) de pequeno calibre.
      Eu não posso atirar a primeira pedra, tampouco a segunda, pois meu telhado anda transparente... mas, visando evitar dispensáveis dilemas, estou focado no lema de que “o errado é errado (mesmo que todo mundo esteja fazendo) e o certo é certo (mesmo que ninguém esteja fazendo)”. Simplesmente assim!
      Um abraço.

      Excluir
  3. Excelente o texto do Juliano! E obrigado, Sylvio, pela visita ao Vô Tônico. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João.
      É sempre um prazer ver seus impecáveis textos no blog Vô Tônico.
      Combinados assim: quando quiser, dá uma passadinha por aqui e eu, sempre que puder, dou um pulo no seu sítio virtual.
      Assim vamos trocando prosas binárias decimais, expressando percepções reais em concepções virtuais.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Oi, Sylvio, numa época em que criticamos - com razão de ser - a corrupção no (des)governo, boa a sua lembrança de publicar este texto a evocar as pequenas corrupções diárias que parecem (apenas parecem) tão inocentes!
    Outro dia assisti a um vídeo em que um ator, fingindo-se de cego, procurava ajuda de transeuntes para saber se a Telesena que tinha em mãos era ou não premiada. A maioria dos abordados afirmou que não era premiada e saiu de fininho esperando resgatar o prêmio e fazendo muito feio diante das câmeras. Só uma moça (vendedora ambulante, se bem me lembro), afirmou que a Telesena era premiada, sim, e ganhou aplausos do ator e de quem assistiu a pegadinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Jussara...
      Vivemos na sociedade que construímos ou permitimos!
      Acredito que, avaliando com rigor, não há possibilidade de neutralidade. Com relação à existência da corrupção, fazemos parte do problema (por má ação ou omissão) ou fazemos parte da solução (por boa ação e fiscalização).
      Mas dá um trabalho danado e o tempo anda tão mais raro – e por isso caro – que desanima gastá-lo com quem nos rouba e prejudica de forma indireta. Vamos tocando em frente, com resignação bovina, enquanto desonestas hienas se banqueteiam nos recursos públicos.
      Um abraço (acomodado) para você.

      Excluir
  5. Rindo aqui do abraço "acomodado"...
    Qual é mesmo o nome do seu outro blog? Achei que o tivesse nos favoritos, mas não consegui encontrar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara.
      O irmão mais novo do HistóriaS se chama InspirAção:
      http://inspirarsylvio.blogspot.com.br
      Um abraço.

      Excluir