quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Dia da Honestidade

10 de outubro - Dia da Honestidade

Honestidade para um Brasil melhor

Hoje é celebrado o Dia da Honestidade, atitude muito útil para o bem viver coletivo, mas tão questionada na sociedade brasileira.
Diferentemente de outras datas, na pesquisa que realizei para esta publicação não consegui encontrar o motivo para sua celebração no dia 10 de outubro. Se alguém souber, peço que o diga nos comentários abaixo. 

A palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para honra, dignidade.

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, sendo a qualidade de falar a verdade, não dissimular. Agir honestamente é repudiar a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em detrimento dos outros.
De maneira explícita, é a obediência às regras morais existentes. É o respeito a alguns procedimentos que servem como guia para as decisões daquilo que é aceitável ou não fazer. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham nossa realidade individual, mas como estão formalizadas são tidas como certas.

Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, compostura, dignidade e decência.


Ser honesto(a) deve(ria) ser um comportamento óbvio, de tão generalizado, mas não é essa a cultura que se cultiva no Brasil. Apesar da maioria dos brasileiros viver honestamente, me parece que quem o faz se sente prejudicado nas possibilidades de melhoria de vida, tantos são os casos diariamente noticiados de enriquecimentos ilícitos através de golpes, fraudes, roubos, apropriações indevidas e outros (para mencionar apenas os prejuízos materiais, excluindo os danos contra a vida, a integridade emocional e física).

Parece-me que a honestidade, no Brasil, se tornou um favor feito a si mesmo e aos outros, não o comportamento naturalmente desejável e útil para a convivência e construção em grupo.

Desânimo de ser honesto

Uma pessoa desonesta pode cortar caminho na vida para atingir suas metas desejadas, mas chegar mais rápido onde se deseja não significa que poderá aproveitar de tal condição. 
Enquanto indivíduos honestos tendem a se inserir em grupos onde dão e recebem apoio para um crescimento mútuo, os desonestos têm a tendência de deixar os grupos num esforço para esconder dos outros seus ganhos desonestos ou se inserir em grupos de pessoas igualmente desonestas, onde há cumplicidade para os delitos mas não a tranquilidade do companheirismo autêntico, podendo ser enganados e lesados por pessoas ou instituições traiçoeiras.

A noção de honestidade é característica de uma boa formação de caráter! A pessoa/instituição honesta é digna de confiança. A recompensa do(a) honesto(a) é uma vida respeitável e merecedora de admiração, de consciência leve e tranquilidade natural. Sejamos então também honestos conosco, tomando decisões conscientes e acertadas, para viver sem medos e arrependimentos desnecessários.

Pensando sobre a honestidade, chego à conclusão que é uma escolha e atitude que mantemos não pelo que podemos ganhar, mas por aquilo que não devemos perder, como a paz de espírito, o senso de dignidade própria e a satisfação interior de se sentir fazendo o que é certo.

2 comentários:

  1. Excelente texto! Aprendemos desde cedo na família muitos valores incluindo o caráter. Tem um ditado antigo que diz "casa de pai, escola dos filhos." Seguindo o caminho da honestidade, se é respeitado por todos com quem convive.
    Parabéns pela postagem! Grande abraço, Suely Nassif.

    ResponderExcluir