sábado, 8 de dezembro de 2018

Luto na Luta


Morreu em 22 de novembro de 2018, aos 45 anos, Paulo Henrique do Nascimento, fundador e presidente da ONG Amigos do Trem, sediada em Juiz de Fora (MG). Paulo era juiz-forano e lutava contra um câncer no pulmão há quatro anos; mesmo assim quem o via não percebia sinais de abatimento ou ouvia queixas. Empolgação e força eram características dele, e as manteve com dignidade até o fim.
Sob sua liderança, os Amigos do Trem expandiram seu trabalho ferroviarista a outros estados, como Rio de Janeiro e Pernambuco, numa constante atividade em prol do transporte ferroviário de passageiros, não só para passeios turísticos, mas também como meio cotidiano de locomoção. 
Ao longo dos anos comprou briga com políticos e empresários nos estados aonde tentou conseguir concessão para horários e linhas usadas exclusivamente para transporte de carga, atividade mais rentável para as empresas concessionárias que administram as ferrovias privatizadas. Citava com satisfação e justo orgulho suas poucas vitórias em meio a tantas derrotas na militância ferroviarista, enfrentando lobbys e setores jurídicos empresariais. 

Às próprias custas, Paulo viajou pelo Brasil com a finalidade de resgatar o transporte ferroviário. Em dezembro de 2008, participou de um protesto pacífico em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Se acorrentou a um poste e fez greve de fome com um grupo de ferroviários contra a assinatura da Medida Provisória que extinguia a Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Por sua incansável e louvável luta em prol das ferrovias brasileiras, recebeu em 2015, pela Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin.

Após muito trabalho, sensibilizou a Prefeitura de Miguel Pereira (RJ) com a inauguração do Trem Serra Azul. Conseguiu apoio para, juntamente com outros abnegados ferroviários aposentados, restaurar duas automotrizes, três carros de passageiros e um carro restaurante do saudoso Trem Santa Cruz para serem usados no projeto de implantação do Trem Turístico Rio-Minas, que pretende passar nas localidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador (em MG) e Sapucaia e Três Rios (no RJ).

Deixo aqui minha homenagem a este exemplo de cidadão e amante das ferrovias.



A ONG Movimento Nacional dos Amigos do Trem foi fundada na cidade de Juiz de Fora em 05 de junho de 2001, e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) em 09 de janeiro de 2004. Tem como objetivos: defender o patrimônio histórico público das ferrovias nacionais e incentivar a modernização ferroviária, promovendo a cultura, o turismo e o desenvolvimento sustentável.
Possui segmentos em Minas Gerias e no Brasil, com a cooperação de pessoas que incentivam o transporte ferroviário de passageiros como mecanismo de desenvolvimento social e econômico.
Ao longo do tempo apoiou a guarda e catalogação do material pertencente à Rede Ferroviária Federal existente nas cidades de Juiz de Fora e Santos Dumont (em MG), estabelecendo parcerias com estas prefeituras. Também desenvolve projetos com as prefeituras de Miguel Pereira e Paraíba do Sul (no RJ) e mantém vínculo com ferroviaristas em Pernambuco, avaliando a viabilidade de implantação de trens turísticos no estado.

========================================= 

Significado de "Lobby":
Termo comumente utilizado para designar um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se organizam em torno de um objetivo em comum e tentam interferir nas decisões do poder executivo e legislativo para que estas coincidam com os seus interesses.
Fonte: https://www.significados.com.br/lobby )

Fontes de referência:

Tribuna de Minas
Morre Paulo Henrique do Nascimento, idealizador do projeto Trem Turístico Rio-Minas
https://www.ovigilanteonline.com/morre-paulo-henrique-do-nascimento-ong-amigos-do-trem 

OSCIP Amigos do Trem
http://www.amigosdotrem.org 

Facebook : ONG Amigos do Trem
https://www.facebook.com/ONGAmigosdoTrem  

Vídeos:

Oscip/ONG Amigos do Trem: Projeto do Trem Rio-Minas
(8:55)

Bate-papo especial com Paulo Henrique - OSCIP Amigos do Trem

Nenhum comentário:

Postar um comentário