sábado, 24 de novembro de 2018

Matutamente


Zé Bocó
Autora: Angela Xavier

Nos primeiros anos do século XX, era comum ver em Ouro Preto um octogenário, com hábito da Ordem de São Francisco de Paula, descalço, sair às sextas-feiras, a esmolar para o santo pelas ruas e casas. Esse ancião tão devoto era conhecido como Zé Bocó.
Ele tinha uma venda no bairro Antônio Dias, onde vendia bananas, amendoim, pé-de-moleque, vassouras do campo, panelas de pedra e barro e aves. Vendia também biscoitos de polvilho, conhecidos como biscoitos de goma, que a meninada gostava de comprar depois da aula.  
Como era analfabeto, como muitos naqueles tempos, ele usava grãos de feijão e de milho para contar o dinheiro das vendas e dos fiados, sendo vítima de muitos espertalhões. Ele contava e recontava os grãos, colocando-os dentro de potes de barro. Perguntado sobre o significado daquilo, tirando os grãos de um dos potes explicou:
– A sinhá Verônica comprou aqui umas abóboras por meia pataca, umas bananas por dois cobres e uma cuia por um vintém. Já me devia de outras compras. Como minha memória não está boa, nem sei escrever, marco com milho e feijão o que os fregueses me devem. O milho é o cobre e o feijão, o vintém. Quando ela vem me pagar, conto na sua vista o que me deve. Assim faço com todos meus fregueses, tendo cada um o seu boião.
Sobre sua devoção a São Francisco de Paula, ele contava que o santo o livrou da morte quando uma cobra cascavel apareceu debaixo de sua cama.
Essa penitência, o Zé Bocó cumpriu até os noventa anos. Estando doente e sendo solteiro, doou o que tinha para a Santa Casa de Misericórdia, com a condição de ali morar até morrer. E assim foi. 

◄ ♦ ►

Texto adaptado do livro “Tesouros, fantasmas e lendas de Ouro Preto”, de Angela Leite Xavier.
Págs. 61 e 62.
Edição do Autor; Ouro Preto (MG); 2009 (2ª edição).

Obs.: Esta postagem foi realizada mediante prévia autorização da autora.

Para mais "causos" e contos de Angela Xavier, acesse o blog dela:
Compartilhando Histórias
http://www.angelaleitexavier.blogspot.com.br 

Livro : Tesouros, fantasmas e lendas de Ouro Preto

O livro reúne mais de 70 histórias, ambientadas do século XVIII até início do XX, coletadas junto a moradores ou em livros sobre a cidade. Olavo Romano, responsável pelo prefácio, afirma que "Ouro Preto era cheia de fantasmas, uma cidade mal iluminada, repleta de capelas e cemitérios, onde ninguém saia de casa depois das 21 horas. Trata-se de um livro que narra a História de Ouro Preto de uma forma agradável, à maneira dos contadores de histórias, e está entremeada de lendas e causos. Começa chamando a atenção do leitor para a necessidade de se preservar aquilo que faz parte da nossa memória e relata a descoberta do ouro, os conflitos que surgiram no início e as revoltas". 
A ênfase do livro é dada às histórias dentro da História, nas curiosidades que os livros de História não relatam, na sociedade que se formou ao redor das minas de ouro com suas crenças, seus valores e sua religiosidade. Relatos de grandes festas, de muitos casos assombrados e tesouros escondidos. A ilustração, com desenhos em bico de pena, é do artista plástico ouro-pretano José Efigênio Pinto Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário