quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Deserção política



Começa hoje a propaganda eleitoral para as eleições de 2018. Passam a ser permitidas a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas.

O que chama minha atenção e causa indignação é que, desde 07 de abril, vereadores, prefeitos e governadores, eleitos e empossados, abandonaram os cargos que lhes foram confiados para concorrer a vagas políticas que consideram mais vantajosas! Estão aí se candidatando a deputado federal ou senador, fazendo promessas de que irão fazer e acontecer, depois de abandonar os projetos prometidos aos eleitores que confiaram em suas propostas em suas cidades e estadosOcuparam o mandato por menos de um ano e meio e, diante da oportunidade de maiores salários e disponibilidade de verbas públicas, viraram as costas para aqueles que lhes deram o poder para fazer algo pela comunidade onde foram eleitos.

Só eu que acho isso falta de ética e comprometimento? O Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), que só trabalha a cada dois anos, não pode usar o tempo ocioso e bem remunerado para elaborar regras políticas visando a eficiência e decência do nosso sistema eleitoral? 

Para mim é como se uma pessoa se candidatasse à presidência do Brasil, ganhasse as eleições, e pouco mais de um ano depois  antes da metade do mandado que lhe foi confiado – renunciasse para concorrer à presidência da Inglaterra ou dos Estados Unidos, pois vê melhores oportunidades nestes! É como se um engenheiro me procurasse se oferecendo para construir minha casa e, em meios às obras, ele me informasse que outro empreendimento pode ser mais rentável para ele e que por este motivo estava se desligando da construção a partir daquele momento (e eu que me virasse para arcar com os transtornos pela perda de tempo, possíveis prejuízos com a retomada dos trabalhos de forma diferente e outros danos causados pela falta de compromisso daquele em quem depositei minha confiança). Isso é algo prejudicial e, por isso, inaceitável! 

Ninguém é obrigado a se candidatar a um cargo político, mas se o faz e é eleito deveria ser obrigatório  por legislação eleitoral e ética pessoal  completar todo o período a que se propôs e somente depois tentar outros cargos. São mercenários que buscam as melhores recompensas para si, sem vínculos com causas ou pessoas. Políticos que abandonam seus mandatos em busca de conveniências são traidores de seus eleitores!
Uma coisa é alguém renunciar durante seu mandato por falta de condições físicas ou emocionais para se dedicar aos compromissos do cargo público e ir cuidar de sua vida, da família ou coisa parecida. Outra coisa é este descarado oportunismo sem ética permitido pelo ineficiente sistema eleitoral e validado por eleitores que fazem o desfavor de votar em alguém que abandonou os habitantes de uma cidade ou estado e, como se nada houvesse acontecido, se anuncia como a pessoa que irá realizar feitos necessários. É como se eu afirmasse para você que menti e prejudiquei a empresa onde eu trabalhava e da qual me demiti, mas que se for admitido na sua empresa serei confiável e comprometido com o meu trabalho. Inacreditável que os eleitores não percebam ou não se importem com tamanha hipocrisia e canalhice! 

Uma pessoa que não valoriza e honra o que assume não é digna de ocupar um cargo público, desperdiçando o potencial de melhorias que este proporciona! Quem se candidatou nas últimas eleições ao cargo de prefeito ou governador se comprometeu a trabalhar nos próximos quatro anos pelos projetos que propagou e defendeu. 

Não voto nas pessoas que traíram e abandonaram seus eleitores! Quero uma política mais coerente e eficiente! A sociedade brasileira precisa de políticos comprometidos com realizações ao invés de especulações!

Traição política
Imagem: https://br.pinterest.com/pin/455215474810638797 

Fontes de referência:

TSE
Confira as principais datas do calendário eleitoral das Eleições Gerais de 2018

Tribuna de Minas
Bruno Siqueira confirma intenção de disputar o Senado
Renúncia do prefeito de São Paulo

TudoRondônia
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador de Rondônia anunciou oficialmente sua renúncia ao cargo

Notícias do Dia
Raimundo Colombo renuncia ao governo de Santa Catarina para disputar vaga no Senado

DW
Ministro da Fazenda renuncia para disputar eleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário