sábado, 11 de agosto de 2018

Age of Empires


Age of Empires 

Age of Empires é uma série de jogos eletrônicos de estratégia em tempo real, para computador e consoles portáteis, publicada pela Microsoft. O primeiro título da série foi lançado em 1997. Depois dele, outros seis títulos da franquia principal e quatro títulos derivados foram lançados. A maior parte da série tem modos de jogo em dois estilos principais: mapa aleatório e campanha. Os jogos da série são caracterizados por marcarem eventos históricos.

Os dois primeiros títulos da série são focados em eventos ocorridos na Europa, na Ásia e na África desde a Idade da Pedra até a Antiguidade Clássica, sendo o jogo baseado nas guerras antigas no Ocidente e no Oriente durante as quatro idades da Antiguidade (Idade da Pedra, Idade da Ferramenta, Idade do Bronze e Idade do Ferro) e seu pacote de expansão (The Rise of Rome) baseado na formação e expansão do Império Romano.

Os dois títulos que se seguiram (Age of Empires II: The Age of Kings e seu pacote de expansão, The Conquerors) retratam as conquistas militares da Idade Média, início da Idade Moderna e a conquista espanhola do Império Asteca.

Os três títulos subsequentes (Age of Empires III e seus pacotes de expansão The WarChiefs e The Asian Dynasties) exploram as épocas pré-modernas, incluindo os períodos da colonização europeia na América e a expansão de várias nações asiáticas.

Foram criados ainda outros jogos diretamente relacionados à série:
- A Ensemble Studios lançou o jogo Age of Mythology (e posteriormente o pacote de expansão The Titans) que  têm a mitologia grega, egípcia e nórdica como tema. 
- Para o console Nintendo foram desenvolvidos os jogos Age of Empires: The Age of Kings e a sequência Age of Empires: Mythologies, desenvolvidos pela Backbone Entertainment e Griptonite Games, respectivamente.

Há também as duas versões baseadas em multiplayer online: 
- Age of Empires Online (16 de agosto de 2011), desenvolvido pela Robot Entertainment e Wargaming Seattle.
- Age of Empires: Castle Siege (17 de setembro de 2014), desenvolvido pela Microsoft Studios eSmoking Gun Interactive.

A série Age of Empires é considerada um sucesso comercial, tornando-se referência em jogos de estratégia com temas históricos. A popularidade e qualidade dos jogos deu à Ensemble Studios uma grande reputação. 

Para comemorar os 20 anos de lançamento da série Age of Empires (AoE), a Microsoft lançou, em 20 de fevereiro de 2018, o Age of Empires: Definitive Edition, uma versão remasterizada com gráficos 4K, trilha sonora orquestrada e alguns ajustes de jogabilidade para agradar aos fãs. A Definitive Edition traz de volta o Age of Empires original e também a expansão Rise of Rome, que oferece 16 civilizações para explorar e 10 campanhas para conquistar.
A nova versão, em alta definição, traz um nível de detalhes absurdamente alto, que pode ser conferido bem de perto graças ao zoom de até 4X do jogo. Desde os armamentos usados pelas unidades até os pedaços do Coliseu ruindo, é possível ver tudo com perfeição, ao ponto de muitos acreditarem que os gráficos são em três dimensões, quando na realidade são em duas dimensões.

Há muitos vídeos no YouTube e sites especializados analisando e dando dicas sobre os jogos da série, da qual sou muito fã! Os textos e mapas dão um toque pedagógico às ações que você terá que desenvolver no computador, contendo informações do contexto que englobam o enredo antes e depois da batalha a ser jogada. 
Recomendo este jogo aos amantes da História!

Age of Empires ( 1997 )

Rise of Rome ( 1998 ) 

Mapa de instruções para o cenário
( Há softwares com versão em português )

• Age of Empires ( 15 de outubro de 1997 )
Expansão - Age of Empires : The Rise of Rome ( 31 de outubro de 1998 )
• Age of Empires : Definitive Edition ( 20 de fevereiro de 2018 )

• Age of Empires II : The Age of Kings ( 30 de setembro de 1999 )
Expansão - Age of Empires II : The Conquerors ( 24 de agosto de 2000 )
Expansão - Age of Empires II : The Forgotten Empires 7 de novembro de 2013 )
Expansão - Age of Empires II : The African Kingdoms 5 de novembro de 2015 )
Expansão - Age of Empires II : Rise of the Rajas 19 de dezembro de 2016 )

• Age of Empires III ( 18 de outubro de 2005 )
Expansão - Age of Empires III : The Warchiefs ( 17 de outubro de 2006 )
Expansão - Age of Empires III : The Asian Dynasties ( 23 de outubro de 2007 )

Multiplayer online: 
 Age of Empires Online ( 16 de agosto de 2011 ) 
 Age of Empires : Castle Siege ( 17 de setembro de 2014 )

Age of Empires - Definitive Edition ( 2018 ) 
Mesmas campanhas e civilizações de 1997 com gráficos melhorados e nova sonorização

Fontes de referência:

Wikipédia

TechTudo
Age Of Empires: Definitive Edition dá cara nova ao antigo clássico
https://www.techtudo.com.br/reviews/age-of-empires-definitive-edition-da-cara-nova-ao-antigo-classico.ghtml 

CanalTech
Age of Empires Definitive Edition cativa, mas tropeça em erros antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário