domingo, 8 de fevereiro de 2015

Carnaval em Diamantina

Fotos do Carnaval de Diamantina

No carnaval em Diamantina os foliões ocupam os becos e ruas estreitas do centro histórico, além da concentração na ampla área do Mercado Municipal. 
Durante o dia a animação fica por conta das festas organizadas pelas repúblicas estudantis e diferentes apresentações espalhadas pela cidade. Na Rua da Quitanda, grupos de samba tocam ao vivo. A Banda do Sr. Macena toca marchinhas carnavalescas nas sacadas do prédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio. No Beco do Mota, tradicional local da boemia na cidade, o espaço é destinado à Música Popular Brasileira, num clima mais intimista. O trecho entre a Rua do Burgalhau e a Rua do Ouro se tornou um espaço onde DJs se revezam oferecendo música eletrônica ao longo de todo o Carnaval.
Também é durante o dia que desfilam os blocos carnavalescos, com seus integrantes fantasiados mantendo a tradição dos antigos carnavais. A cidade possui mais de 10 blocos tradicionais, alguns com mais de 80 anos, que percorrem o circuito de desfile no centro histórico. Há ofertas de atrações para agradar todas as idades, seja nos blocos de fantasias, caricatos ou de sátiras. 
Durante as noites, no largo do Mercado Municipal, se revezam os grupos de percussão Bartucada e Bat Caverna, que juntamente com outros convidados oferecem diversão gratuita para milhares de pessoas até o dia amanhecer. 
É muito interessante ver o contraste entre a alegria do presente emoldurada pelas construções do passado nos carnavais das cidades históricas, e Diamantina oferece dinâmica e cenário para agradar aos foliões mais exigentes.

Folia em Diamantina ( 2011 )
Imagem: http://visitediamantina.blogspot.com.br/2011/nao-teve-tempo-ruim-folia-nao-parou 


Carnaval em Diamantina ( 2013 )
Bloco BiriBiri
Imagem: http://divirta-se.uai.com.br/2013/carnaval/diamantina 


Carnaval em Diamantina ( 2012 )
Palco na área do Mercado Municipal
Carnaval em Diamantina ( 2012 )
Palco na área do Mercado Municipal
Bloco Domésticas Aposentadas ( 2012 )
Circuito cultural no centro histórico
Bloco Rato Seco ( 2011 )
Carnaval de Diamantina
Foliões em Diamantina ( 2013 )
Bandas carnavalescas e música eletrônica
Noite de Carnaval em Diamantina ( 2013 )
Praça do Mercado Municipal
Bat Caverna ( 2014 )
Largo do Mercado Municipal
Diversão e tradição no carnaval de Diamantina ( 2011 )

Blog Brasil Turista
Carnaval nas cidades históricas mineiras - Diversão garantida!
http://blog.brasilturista.com.br/carnaval-nas-cidades-historicas 

l l l l l

Para saber sobre as origens e curiosidades do Carnaval, acesse:
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2017/02/carnaval.html 

2 comentários:

  1. Lindas fotos, Sylvio! Eu, todavia, prefiro sempre o silêncio de um dia comum nesses centros históricos. Parece-me que toda a aura do lugar fica maculada pela folia...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, Jussara. Apesar da série de postagens sobre o carnaval e a semana santa nas cidades históricas mineiras, eu também acredito que a tranquilidade dos dias rotineiros combina mais com as antigas ruas e o casario, deixando o espírito mais livre para absorver a singular energia que esses locais emanam.
      No entanto, sou suspeito para falar sobre o assunto, pois acredito que o cenário de cidades como Diamantina (Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Serro e outras) combina com qualquer tristeza ou alegria...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...