sábado, 20 de setembro de 2014

Bateristas

20 de setembro - Dia do Baterista

Imagem: cantinhodahelp.blogspot.com.br

Eles ficam escondidos no fundo do palco, atrás de bumbos, caixas, surdos, chimbais e pratos, dificilmente aparecem nas fotos e falam pouco nas entrevistas, mas isso não faz deles a pessoa menos importante na banda, pois eles são o coração do som, os responsáveis por fazerem a pulsação da melodia, dando o ritmo à música.

Ser baterista não é fácil! Eles se machucam ao baterem acidentalmente as baquetas no próprio corpo e se cortam com os pratos e ferragens da bateria, literalmente dando o sangue pela música. Carregam o peso das ferragens e pratos; sendo sempre os primeiros a começarem a montagem de seu instrumento e os últimos a conseguir desmontá-lo. Diferentemente dos outros músicos, muitas vezes tocam em instrumentos que não são o seu, tendo que se adaptar continuamente à diferentes distâncias e alturas entre as peças da bateria – que dificultam um bom rendimento  além de terem que se virar para sanar defeitos de funcionamento em peças gastas, como articulações e ruelas sem firmeza, improvisando remendos artesanais entre as músicas de uma apresentação ou, em alguns casos, durante a execução da música.
Há também a limitação do espaço físico disponível para a montagem do kit da bateria, com palcos pequenos que obrigam alguns bateristas a usarem menos peças do que desejam para uma apresentação ideal, além de também terem que se equilibrar em estrados sem firmeza, que balançam e tiram o equilíbrio ao longo da música.

Imagem: forgifs.com

O treino da bateria é algo que exige muito investimento de dinheiro, pois necessita ter um espaço físico que caiba o kit e uma série de materiais e técnicas para um adequado isolamento acústico do local, de modo a não incomodar vizinhos e ser possível dedicar horas ao som com a tranquilidade de saber que não está incomodando ninguém. Essa particularidade torna a casa dos bateristas o território ideal para os ensaios da bandas iniciantes, para desgosto (ou não) dos familiares e vizinhos dos jovens bateristas...

Imagem: novidadediaria.com.br

Um bom baterista se faz notar por seu estilo próprio, havendo os moderados e técnicos, os agressivos e instintivos, além dos que se dedicam ao ponto de se tornarem um "showman", fazendo verdadeiros malabarismos com as baquetas enquanto tocam, tonando a bateria um instrumento não apenas sonoro, mas também visual.

Uma das principais dificuldades encontradas pelos iniciantes é a necessidade de grande coordenação motora, onde se pretende conseguir a maior independência possível entre os membros do corpo, pois em alguns ritmos mais complexos cada um deles efetua movimentos distintos e simultâneos.

Bons bateristas são músicos com um ouvido acurado para o ritmo e a forma musical, que agem como a força rítmica do conjunto. São precisos, técnicos e sensíveis ao que a música pede, sabendo exatamente onde colocar notas e onde deve haver espaço para a música respirar.

As diversas abordagens da bateria vão das mais minimalistas – com kits reduzidos de afinação livre e intuitiva, ao gosto do ouvido do baterista – às mais complexas, com enormes kits onde a afinação simula as notas encontradas na escala ocidental. As diferentes abordagens dependem da proposta musical de cada grupo ou artista solo.

Imagem: novidadediaria.com.br

Para os homens e mulheres que gastam seu tempo, energia e dinheiro com o prazer de batucar, fica aqui meu Desce o braço e pau na pele!

Imagem: flogao.com.br

Vídeos:

Feliz dia do baterista!
http://www.youtube.com/watch?v=AUYz5XSEGNo

Howard Wong - Baterista de 3 anos de idade
https://www.youtube.com/watch?v=Xi0Jy7cZUn4

Kyoji Yamamoto - Spanish Pirates
https://www.youtube.com/watch?v=Klg-WAkPAmA

798 bateristas tocando juntos - Recorde Mundial
https://www.youtube.com/watch?v=jztsdDl9kkw

Jorge Lee e sua bateria reciclável
https://www.youtube.com/watch?v=VKR1RMk43ec

Baard Kolstad - Baterista de rua
https://www.youtube.com/watch?v=JiXldaw_Q84

Le Mini Drum - O menor kit de bateria do mundo
https://www.youtube.com/watch?v=7gNeT9_vjbQ 

Rick K. and The Allnighters - Truques com baquetas
https://www.youtube.com/watch?v=QrJCc1dReVU

Kwon Soon Keun - Muita paixão e pouca noção
https://www.youtube.com/watch?v=hlm1E7fntd8

Gene Krupa & Buddy Rich - Duelo de bateria
https://www.youtube.com/watch?v=Tb7o43UkUY4  

Imagem: Facebook.com (Frases de um baterista)

Fontes de consulta:

Rock Noize
Especial: Dia do baterista
http://rocknoize.com.br/especial-dia-do-baterista

Wikipédia
Baterista
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baterista 

2 comentários:

  1. A todos vocês, Carl Palmer, Ian Paice, Mike Portnoy, Bill Bruford, Keith Moon, Phil Collin, Serjão Missiaggia, Sylvio Bazote, o reconhecimento agradecido de nós, mero ouvintes. Vocês são do BALACOBACO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão !!!
      Se o barulho que fazemos não for bom, que pelo menos seja divertido!

      Excluir