quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Tudo de cor para Salvador

Tudo de cor para você


Em 28 de janeiro de 2010 o projeto “Tudo de cor pra você”, da Coral, resgatou a cor e a beleza em um dos principais cartões postais do Brasil: o Pelourinho, em Salvador. Uma equipe de mais de 350 funcionários e voluntários da comunidade pintaram 56 casarões.
Nesta execução, que coloriu o maior número de casas desde o inicio do projeto, foram restaurados mais de 8.500 metros quadrados de fachadas, consumindo mais de 3.000 litros de tinta. Em uma iniciativa inédita, 25 jovens da comunidade foram selecionados e receberam treinamento teórico e prático, contribuindo para sua formação profissional.

O mutirão contou com a presença do compositor e cantor Carlinhos Brown – padrinho desta ação – do prefeito de Salvador, do governador da Bahia e do presidente da Coral, em uma grande celebração de cores, ritmos e alegria.

Tudo de cor para Salvador ( no Pelourinho )
Imagem: coral.com.br

O projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, incentiva o sentimento de zelo e valorização do lugar onde se vive, provando que as cores realmente têm o poder de mudar os ambientes e a pessoas. Com a participação ativa das comunidades onde passa, os moradores locais transformam-se em multiplicadores do projeto.

A primeira lata de tinta do projeto foi aberta em agosto de 2009, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Desde então, mais de 1.000 projetos  de pequeno e grande porte  foram executados, e até 2016 a previsão é de realizar outras 700 ações, com a renovação de fachadas de prédios históricos, igrejas, museus, hospitais e casas por todo o país. As ações também incluem treinamento de aprendizes de pintores, visando atuação no mercado de trabalho. 

A seleção das cores tem a participação da comunidade, com as tonalidades aprovadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que leva em consideração a cultura, memória, e tradições das cidades escolhidas.

A execução do projeto é dividida em quatro etapas: a primeira fase é a seleção do local. Para isso, são levados em conta o valor histórico, arquitetônico e a relevância da localidade para a comunidade. A segunda fase é a do diálogo com as lideranças da área, as autoridades e a comunidade. Também neste momento é escolhido o padrinho ou madrinha para a ação. A terceira fase é a da transformação, quando pintores e aprendizes capacitados pela Coral se juntam em mutirão a funcionários, moradores e voluntários para a pintura. A última fase é a da celebração, com a formatura dos aprendizes de pintor e um show gratuito para a comunidade marcando a concretização do projeto.

É óbvio que a Coral tem como objetivo divulgar seus produtos através deste projeto, mas penso que é algo louvável fazer propaganda usando voluntariamente seu produto enquanto ajuda uma comunidade e valoriza uma cidade.
Projeto Tudo de Cor Para Você
Imagem: coral.com.br

Para mais informações sobre o projeto, acesse os links:

Vídeo explicativo:

Site do projeto:

Texto explicativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário