quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tudo de cor para Paraty

Tudo de cor para você 


Em 08 de fevereiro de 2012, foram pintadas 44 edificações em um trecho do centro histórico e 33 imóveis do bairro Ilha das Cobras, uma comunidade carente da cidade.
Pela primeira vez a equipe do projeto selecionou seis casas em Ilha das Cobras para que fossem pintadas e restauradas, com a troca de portas e janelas em mau estado. Os moradores beneficiados na comunidade ficaram muito emocionados com a agradável surpresa.

Foram usados mais de 5.000 litros de tinta, com cerca de 350 pessoas participando do mutirão, inclusive a cantora e compositora Ana Carolina, madrinha do projeto na cidade, que além da pintura, realizou um show no Areal do Pontal às 20 horas, como encerramento da ação.

Tudo de cor para Paraty ( no Centro Histórico )
Imagem: paratyonline.com

O projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, incentiva o sentimento de zelo e valorização do lugar onde se vive, provando que as cores realmente têm o poder de mudar os ambientes e a pessoas. Com a participação ativa das comunidades onde passa, os moradores locais transformam-se em multiplicadores do projeto.

A primeira lata de tinta do projeto foi aberta em agosto de 2009, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Desde então, mais de 1.000 projetos  de pequeno e grande porte  foram executados, e até 2016 a previsão é de realizar outras 700 ações, com a renovação de fachadas de prédios históricos, igrejas, museus, hospitais e casas por todo o país. As ações também incluem treinamento de aprendizes de pintores, visando atuação no mercado de trabalho. 

A seleção das cores tem a participação da comunidade, com as tonalidades aprovadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que leva em consideração a cultura, memória, e tradições das cidades escolhidas.

A execução do projeto é dividida em quatro etapas: a primeira fase é a seleção do local. Para isso, são levados em conta o valor histórico, arquitetônico e a relevância da localidade para a comunidade. A segunda fase é a do diálogo com as lideranças da área, as autoridades e a comunidade. Também neste momento é escolhido o padrinho ou madrinha para a ação. A terceira fase é a da transformação, quando pintores e aprendizes capacitados pela Coral se juntam em mutirão a funcionários, moradores e voluntários para a pintura. A última fase é a da celebração, com a formatura dos aprendizes de pintor e um show gratuito para a comunidade marcando a concretização do projeto.

É óbvio que a Coral tem como objetivo divulgar seus produtos através deste projeto, mas penso que é algo louvável fazer propaganda usando voluntariamente seu produto enquanto ajuda uma comunidade e valoriza uma cidade.
Projeto Tudo de Cor Para Você
Imagem: coral.com.br

Para mais informações sobre o projeto, acesse os links:

Vídeo explicativo:

Site do projeto:

Texto explicativo

Um comentário:

  1. Olá Sylvio.
    Passando para retribuir as visitas ao blog "Daqui de Pitanguy" e, também, para parabenizá-lo pelo belo trabalho no HistóriaS.
    Inclui seu blog em nosso menu.
    Sucesso, amigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...