sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bons exemplos

Caçadores de Bons Exemplos

Caçadores de Bons Exemplos na estrada
Imagem: festivaldecurtas.care.org.br

Iara Xavier, 33 anos, nascida em Divinópolis (MG) e Eduardo Xavier, 45 anos, nascido em Juiz de Fora (MG) são um casal que morava em Divinópolis e, cansado de ouvir notícias ruins, vendeu seu único apartamento e outros bens, comprou e adaptou um veículo, e desde janeiro de 2011 se aventura pelo Brasil em uma viagem programada para durar até 2015, buscando e divulgando pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem executando algum projeto social.

No blog do projeto batizado como “Caçadores de Bons Exemplos”, o casal afirma que nunca foram aventureiros, não são jornalistas ou loucos. Resolveram realizar a viagem por acreditar que existem mais ações positivas do que negativas no mundo, e se propuseram 3 objetivos:
1 - Sensibilizar outras pessoas a realizar os bons exemplos encontrados e divulgados (formando multiplicadores de ações positivas);
2 - Se não quiserem ou puderem criar novos projetos sociais, que as pessoas conheçam e ajudem os que já estão em andamento (formando uma rede de ajuda);
3 - Motivar as pessoas que atualmente realizam ações sociais sem patrocínio a continuar sua dedicação, apesar das dificuldades.
No blog o casal se apresenta, explica o projeto, fornece mapa com os locais que conheceram, detalhes do veículo que utilizam e dos bons exemplos encontrados. Há também links da mídia dos locais por onde passaram.

O casal aventureiro, sem patrocínio, vínculos políticos e religiosos, já passou por 21 dos 26 estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e atualmente estão em Mato Grosso). Até o momento, foram percorridos 162.124 quilômetros por terra, água e ar em 33 meses e encontrados 754 projetos sociais, mas os números continuam a aumentar com o andamento do projeto.
O planejado é rodar pelo Brasil até 2014, em seguida pretendem ir para os países da América do Sul que fazem fronteira com o Brasil.

Para que as histórias não sejam conhecidas apenas pelo casal, realizam semanalmente a atualização das informações no blog e esporadicamente no Facebook. Como o acesso à Internet é limitado em determinados lugares, publicaram uma revista impressa, ainda em Minas Gerais, no início da viagem, com o apoio de conhecidos locais. Até o momento foi feita esta única edição, com mais de 10 mil exemplares gratuitos, que são distribuídos criteriosamente ao longo do caminho. Havendo possibilidade, pretendem fazer novas edições da revista, com informações atualizadas.

Iara e Eduardo pretendem retornar em 2015 à Divinópolis, ter filhos, adotar outros e praticar o que aprenderem ao longo da jornada.
Bons exemplos geram bons frutos...

Caçadores de Bons Exemplos
Imagem: cacadoresdebonsexemplos.com.br



Esta reportagem, veiculada no Fantástico em 15 de setembro de 2013, mostra o projeto Caçadores de Bons Exemplos em um momento crucial. O dinheiro disponível está no fim, e o casal pretende vender o veículo com o qual se locomovem e onde dormem para seguir a pé sua jornada.


Para mais informações e ajuda ao projeto, acesse os links abaixo:

Blog Caçadores de bons exemplos

Canal Caçadores de Bons Exemplos no YouTube

Facebook - Caçadores de bons exemplos

G1
Conheça a história dos Caçadores de Bons Exemplos

O Tempo
Casal larga tudo para mostrar bons exemplos
http://www.otempo.com.br/casal-larga-tudo-para-mostrar-bons-exemplos-1.713776 

3 comentários:

  1. Interessante nossos tempos em que os Bons Exemplos têm que ser CAÇADOS. Mas não é que eles não existam; apenas não são divulgados. Muito boa essa informação, Sylvio!

    ResponderExcluir
  2. Fui lendo e pensando... além do blog deveriam publicar! Que bom que fizeram a revista! E espero que realmente consigam uma edição final para que os bons exemplos sejam conhecidos.
    :)

    ResponderExcluir