sábado, 29 de setembro de 2012

Yin & Yang

Yin & Yang

Imagem: chinesehoroscop-e.com

De acordo com a filosofia tradicional chinesa, o Yin e o Yang são os dois princípios cósmicos primários do universo. O conceito tem sua origem no Tao, base da filosofia e cultura da China. Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento ou repouso.
Estas forças são:
Yin: o princípio negativo, passivo, noturno, escuro, frio.
Yang: o princípio positivo, ativo, diurno, luminoso, quente.
Estes conceitos não incluem qualquer juízo de valor, não havendo hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e elétrons: os opostos complementam-se. Positivo não é o bom, é apenas o oposto complementar de negativo.

A mais antiga referência a que se tem da teoria da polaridade universal Yin e Yang teve sua origem na China por volta de 700 anos a.C. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente – o I Ching (O Livro das Mutações). 

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yin (preto) e Yang (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua, representam a interação destas forças. A realidade observada é fluida e em constante mutação, portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang.
Também é identificado como o tigre (Yin) e o dragão (Yang), representando os opostos.

Imagem: simone-eusouluz.blogspot.com

Se quiser ver outras representações artísticas do Yin e Yang, tradicionais e modernas, baixe a apresentação de PowerPoint no link abaixo:

• Após acessar o link, ignore a mensagem informando erro para visualizar o documento, se esta aparecer. O problema é apenas na visualização, mas o documento está disponível para ser baixado sem problema.
• Clicar em "Arquivo" abaixo de "Yin & Yang.pps" e depois clicar em "Fazer download"; ou
• Ciclar na palavra “here” ou “aqui” em azul, se você usa o Google Chrome. 



Imagem: flickrhivemind.net

2 comentários:

  1. Grande Sylvio,
    Belíssima essa imagem da fusão do sol com a lua. Acho curioso que temas assim tão caros, claros e naturais têm, às vezes, em face do maniqueísmo das pessoas, de ser justificados como você fez sobre o positivo ser bom ou não. Imagine se você os tivesse vinculado a masculino e feminino, pois aí é que a coisa ia pegar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jorge.
    A cabeça desse universo chamado ser humano muitas vezes é algo vasto e caótico, daí a necessidade do esforço pela coerência e equilíbrio.
    Para evitar possíveis confusões e desgastes, tentei deixar claro os conceitos desta filosofia. Mesmo assim, sabe-se lá com que lentes serão vistas estas palavras...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...