quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Negritude

20 de novembro - Dia da Consciência Negra


Por um mundo menos superficial e mais essencial !
(onde a cor da pele não seja motivo para dificultar ou facilitar a vida)

Integridade

O Dia da Consciência Negra começou a ser celebrado no Brasil em 2003, inicialmente como comemorações no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a importância e as dificuldades da inserção dos negros na sociedade brasileira. A data foi escolhida para coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.



Negritude:
substantivo feminino
1. qualidade ou condição de negro.
2. orgulho racial e conscientização do valor e da riqueza cultural dos negros.

Fonte:
Dicionário Online de Português

Consciência

O objetivo da celebração é promover informações e reflexões sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, como modo de reduzir a discriminação e o racismo.
A necessidade de programações pedagógicas sobre o assunto e de ações para aumento da valorização e autoestima da população negra em nosso país, por si, já é uma inegável prova da deficiência de formação cidadã no Brasil. Em minha opinião é a mesma coisa de se instituir uma semana ou um dia para celebrar o "Dia da Honestidade" para reforçar a ideia de que não é certo sair por aí enganando e assaltando os outros ou o "Dia da Integridade Física" de modo a lembrar como é errado estuprar as pessoas. Tais conceitos já deveriam ser instituídos pelas famílias e sistema educacional como lugar comum, algo tão básico que seria desnecessário gastar tempo discutindo sobre o óbvio. Na mesma linha de raciocínio, é lamentável e mostra nosso atraso e subdesenvolvimento como nação ser necessário existir legislação sobre o Crime de Racismo para penalizar e desestimular atitudes que deveriam ter tal coerção pelo senso comum e pela simples tradição oral, transmitida através das gerações.  
Também revelador do grau de baixa civilidade e cultura de parte dos brasileiros é o fato do Dia da Consciência Negra ser considerado uma conquista, com necessidade de ser defendida e justificada, devido à ignorância ou conivência de parte da população com desnecessários constrangimentos e dificuldades que alguns têm que enfrentar.

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Deixo claro que não sou ativista por direitos humanos, militante de causas sociais ou coisa parecida. Não considero necessário engajamento comunitário para respeitar o outro! Simplesmente sou uma pessoa que acredita que devemos nos aproximar ou afastar, tratar bem ou mal alguém por suas atitudes, não pela cor da pele. Ter o revestimento do corpo por um tecido de cor branca, preta, amarela, verde, azul ou outra cor qualquer não justifica destratos, sendo sinal de deficiência por parte do discriminador, não do discriminado.
Particularmente não sou a favor de cotas para negros em instituições públicas, acreditando ser mais coerente e justo reservar cotas para pobres – independentemente de cor ou etnia. O fato da maior parte da população pobre no Brasil ser composta atualmente por negros, já beneficiaria mais aos negros sem discriminar brancos, índios ou imigrantes. Penso que cotas para negros é uma incoerente política de compensação através de discriminação!
Opiniões à parte, fato é que desejo que num futuro próximo o Dia da Consciência Negra se torne desnecessário. Como disse a escritora e psicoterapeuta paulista Lou de Olivier: "No dia em que invés de se preocuparem com a consciência negra, branca ou amarela, buscarem a consciência humana, não haverá necessidade de comemorar o Dia da Consciência Negra", referindo-se ao fato de termos que nos aceitar como não havendo superioridade biológica de uns sobre outros.

Consciência todos os dias

2 comentários:

  1. Muito bom, Sylvio. Concordo com a escritora Lou de Olivier. Especialmente pelo fato de ela começar sua frase com a condicional: ""No dia em que..." Até que este dia chegue - e eu temo que demore! - ele será desnecessário. Mas até lá, vamos promover esta consciência negra! Gostei da postagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A consciência racial deve evoluir para consciência existencial: todos somos da raça humana e devemos ser tratados de acordo como vivemos, não como nascemos.

      Excluir