sexta-feira, 20 de julho de 2018

Dia do Amigo

20 de julho - Dia do Amigo

20 de julho - Dia do Amigo

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo, reconhecido internacionalmente, teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a incentivar a cultura da paz, da aceitação e da tolerância. Esta campanha foi idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, na cidade de Puerto Pinasco (Paraguai) em 1958. 
Partindo deste conceito, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia foi divulgado o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos. Celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

A celebração de um dia para a amizade ganhou impulso em 1969 quando o médico argentino Enrique Ernesto Febbraro, para celebrar a chegada do homem à lua – em 20 de julho de 1969 – promoveu uma grande festa na cidade de Buenos Aires, e a dedicou a todos seus amigos, afirmando que a amizade é um "sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas". Também enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países solicitando a instituição do Dia do Amigo. Enrique Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". Em razão da criação da data, Febbraro recebeu duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
A Argentina, o Uruguai, o Brasil e Moçambique passaram a celebrar desde então o Dia do Amigo em 20 de julho. 

Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho, como homenagem à proposta original, de 1958. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral. 
Para lembrar a data, a ONU incentiva governos, organizações internacionais e grupos da sociedade civil a realizar eventos, atividades e iniciativas voltadas para o diálogo entre os povos, para a solidariedade, para a compreensão mútua e para a reconciliação. 

Mas o dia 20 de julho ainda é a data escolhida por vários países, inclusive o Brasil, para celebrar a importância da amizade.

Amizade

Para mim é indiscutível a importância de boas amizades para ter qualidade de vida! São nos amigos que nos apoiamos e refugiamos quando as coisas não estão bem na família, no trabalho, no namoro ou casamento. São os amigos que proporcionam relacionamentos mais leves, com menos cobranças e mais diversões, tornando a vida mais interessante! Ser um amigo vai além de rir numa roda de conversa e compartilhar momentos agradáveis. Uma amizade é caracterizada por aceitação e apoio entre as pessoas; um amigo estende a mão quando precisamos e faz críticas construtivas que nos ajudam a crescer.

Há uma grande diferença entre conhecidos e amigos! No convívio social e virtual temos muitos conhecidos, mas os amigos são aqueles que sabemos que podemos contar nas atitudes e são aqueles por quem temos disposição para sair da nossa zona de conforto. 
Ofereça uma amizade construtiva para os outros e não se contente com amigos que não acrescentem coisas positivas para você! 

30 de julho - Dia Internacional da Amizade

Fontes de referência:

Wikipédia

Estudo Kids

Viva Melhor
Dia Internacional da Amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário