sábado, 9 de junho de 2018

ExplorAção

(ir)responsabilidade pela (in)capacidade
Imagem: https://www.facebook.com/GegacaoCocaColaa 

Novas técnicas de gestão e novos recursos tecnológicos diminuem gradativamente o número de postos de trabalho necessários, criando uma dinâmica perversa que intensifica as distâncias entre as possibilidades para empregadores e empregados. Na relação entre oferta e procura, num mercado de trabalho com cada vez menos vagas disponíveis, gera-se maior número de desempregados dispostos a se sujeitar a condições e salários piores, possibilitando aos empregadores novas formas de exploração.
A ameaça de demissão permite intensificar a exigência de trabalho, impondo aos funcionários níveis de desempenho sempre superiores em qualidade e quantidade, causando sobrecarga de trabalho, que leva à queda no desempenho e satisfação por parte do trabalhador. Quando a ilusão ou amedrontamento não causam mais o efeito desejado de desdobramento no empregado, este é substituído por "carne nova", com prazo de validade já previsto para substituição por outra(s) pessoa(s) na medida em que não suportar(em) – física ou emocionalmente – as excessivas cobranças. 

A sobrecarga qualitativa refere-se às exageradas exigências com relação às competências, conhecimentos e habilidades do trabalhador. A sobrecarga quantitativa refere-se ao excesso de atividade a realizar, em um determinado período de tempo.  

2 comentários:

  1. A "renovação" será sempre por um salário aviltado, imagine 13 milhões de trabalhadores no desvio profissional, mais os novos tentando entrar no mercado de trabalho. Taí a receita para as empresas pagarem salários cada vez mais achatados para uma gente desesperada e ávida para sobreviver.
    E vem mai por aí, A tecnologia G4 com o super desenvolvimento da IA, vai primeiro arrasar com os mercados de trabalho, para depois tentar se buscar um novo modus operandi e meios de sobrevivência do Sapiens derrotado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo um quadro favorável para o futuro! A equação de mais gente disputando menos vagas é fator de tensão para quem precisa e de oportunismo para quem pode...

      Excluir