sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cavaleiros da Inconfidência

Celebrações do dia 21 de abril

Cavalgada da Inconfidência
A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como objetivo social a divulgação da Inconfidência Mineira. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações, ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, a cultura e a sociedade.
É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que, paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi o berço do movimento que mais tarde seria conhecido como Inconfidência Mineira.

A OCIM tem como patrimônio sua sede em Belo Horizonte e o Sítio da Varginha (em Conselheiro Lafaiete) – tombado pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais – local onde está sendo implantado o projeto do Centro Cultural “Estalagem dos Inconfidentes” registrado no cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 1996, mantendo sua prestação de conta com os órgãos competentes e seus associados ativos.

A OCIM organiza, apóia e premia iniciativas culturais. Em ações filantrópicas, arrecada e distribui roupas, remédios, cestas básicas, apoio residencial, apoiando deficientes e operações emergenciais. Está entre as Ordens Cavalheirescas e Humanitárias mais antigas no Brasil, tendo caráter liberal e independente de controle de quaisquer autarquias ou organizações religiosas ou filosóficas.

Fonte:
Site da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM)

Cavaleiros da Inconfidência e o Fogo Simbólico da Liberdade
Tiradentes - MG (2010)

Passagem do Fogo Simbólico da Liberdade
Praça Tiradentes - Ouro Preto (21 de abril de 2010)

O trajeto dos cavaleiros varia de acordo com os organizadores do ano, começando sempre no dia 21 de março, em variadas cidades, e terminando no dia 20 de abril em Ouro Preto. Em 2013, por exemplo, começou a partir de São Lourenço, passando por Baependi, Andrelândia, São Vicente, Carrancas, Madre de Deus, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e, por fim, Ouro Preto, com chegada dia 20 de abril e celebração da Inconfidência Mineira dia 21, quando a pira do “Fogo Simbólico” foi entregue ao Governador do Estado de Minas Gerais. Em outros anos, a cavalgada iniciou nas cidades de Carrancas, São João del-Rei ou Tiradentes.
São feitas paradas nas cidades pelo caminho para celebrações e homenagens cívicas de autoridades e escolas locais, exaltando os ideais de dedicação e sacrifício pela liberdade. Com o tempo, a celebração que era mais simples e afetiva tornou-se mais diversificada e politizada, aumentando a participação de diversas instituições civis e militares.

Em minha opinião, a cavalgada dos Cavaleiros da Inconfidência deveria começar sempre na cidade de Tiradentes e seguir pela Estrada Real para Ouro Preto, sem variação do trajeto. Penso também que a crescente variedade de medalhas e comendas distribuídas pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é um equivocado instrumento de politização de algo que deveria ser uma irmanação de pessoas na comunhão por uma mesma causa. Uma única medalha deveria ser entregue para todos que trabalhassem pelos ideais de independência e liberdade, propagados pela Conjuração Mineira. Assim, prefeitos, oficiais da polícia militar, artesãos, comerciantes e poetas, entre outros, teriam todos uma mesma medalha para igualá-nos na condição de "mineiros".
As condecorações são entregues para pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços para a história, cultura e sociedade de Minas Gerais, ajudando na propagação dos ideais de liberdade e igualdade.

Medalhas e comendas da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM)

Certificado de Fiel Cavaleiro da Paz
Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira ( OCIM )

Diploma e Colar do Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier “Alferes Tiradentes”
Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira ( OCIM )

Cavaleiros da Inconfidência (Conselheiro Lafaiete - MG)
em direção ao Sítio da Varginha para celebração cívica
Foto (18 Abr 2013) : Sylvio Bazote

Estalagem dos Inconfidentes (Sítio Arqueológico da Varginha)
Conselheiro Lafaiete (MG) - Km 2 da MG-129 (Estrada Real)
( Doação: Gerdau Açominas S.A.  )
Área sob responsabilidade da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
com a árvore gameleira onde ficou pregada, em 1792, a perna direita de Tiradentes.
Foto (04 Ago 2015) : Sylvio Bazote

Monumento aos Inconfidentes de Queluz
Conselheiro Lafaiete (MG) - Km 636 da BR-040
( Região do Posto Trevão - 17 Abr 2013 )
Foto: Sylvio Bazote

Monumento aos Inconfidentes de Queluz
Conselheiro Lafaiete (MG) - Km 636 da BR-040
( Região do Posto Trevão - 17 Abr 2013 )
Foto: Sylvio Bazote

Parte do Monumento aos Inconfidentes de Queluz
Conselheiro Lafaiete (MG) - Km 636 da BR-040
( Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira - OCIM )
Foto: Sylvio Bazote

Detalhe do Monumento aos Inconfidentes de Queluz
Conselheiro Lafaiete (MG) - Km 636 da BR-040
( Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira - OCIM )
Foto: Sylvio Bazote


Videos :

Cavaleiros da Inconfidência Mineira (2011)
(2:34)

VIII Cavalgada da Inconfidência (2012)
(2:49)

IX Cavalgada da Inconfidência Mineira – OCIM (2013)
(23:23)

Fogo Simbólico  X Cavalgada da Inconfidência Mineira (2014)
(3:09)


Cavaleiros da Inconfidência em Andrelândia (MG)
(10 de abril de 2013)

Entrega do Fogo Simbólico da Liberdade em solenidade do dia 21 de abril de 2013
Praça Tiradentes - Ouro Preto (MG)
Imagem: http://pt.slideshare.net/MuriloAlvarenga/ordem-dos-cavaleiros-da-inconfidncia-mineira 


A chama da liberdade em Minas Gerais
Praça Tiradentes - Ouro Preto (21 de abril de 2014)
Foto: Tino Ansaloni ( Jornal Voz Ativa)
Imagem: http://www.jornalvozativa.com/medalha-da-inconfidencia-em-ouro-preto-no-dia-21-de-abril 


Para saber mais sobre a Inconfidência Mineira, acesse:

2 comentários:

  1. Adorei ver as imagens! Sabia da existência das medalhas e comendas, mas não sabia nada sobre essa cavalgada com toda pompa... Muito bom!
    "Penso também", você diz, "que a crescente variedade de medalhas e comendas distribuídas pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é um equivocado instrumento de politização de algo que deveria ser uma irmanação de pessoas na comunhão por uma mesma causa". Só posso concordar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ver como uma cavalgada, aos poucos, foi se ampliando até se tornar uma ação educacional, com palestras escolares, solenidades municipais e por aí vai. Se a intenção inicial era divulgar e perpetuar os ideais dos inconfidentes mineiros, os Cavaleiros da Inconfidência Mineira conseguiram seu objetivo!
      Aí vêm as possibilidades de descaminhos que o sucesso traz! A quantidade de condecorações da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é maior do que mostrada nesta postagem. Coloquei algumas a título de ilustração.

      Excluir