sexta-feira, 15 de maio de 2015

Famílias

15 de maio - Dia da Família


15 de maio  Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente em 15 de maio. O primeiro foi celebrado em 15 de maio de 1994, sendo a data escolhida pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que em 1994 escolheu o tema “Família, capacidades e responsabilidades num mundo em transformação”. 
A celebração do Dia da Família visa, entre outros objetivos:
• Destacar a importância da família na base da educação infantil;
• Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento dos elementos que compõem a família;
• Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os direitos e responsabilidades desta;
Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.

15 de maio - Dia Internacional da Família

8 de dezembro  Dia Nacional da Família 

No Brasil, o Dia Nacional da Família é celebrado desde de 8 de dezembro de 1963, criado pelo Decreto de Lei nº 52.748, de 24 de outubro de 1963, assinado pelo presidente João Goulart, que estabeleceu a comemoração no dia 8 de dezembro de cada ano. A data foi escolhida por ser este o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa, na intenção de reforçar a ideia de família como vínculo de origens.

8 de dezembro - Dia Nacional da Família

No Brasil também se comemora em 24 de abril o Dia da Família na Escola, instituído pelo Ministério da Educação com o objetivo de destacar para sociedade a importância da parceria entre as instituições escolares e familiares.
A proposta surgiu em 2001 com o lema "Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços" após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. Cada escola define sua programação para o evento de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos, com o MEC distribuindo cartilhas com sugestões de atividades.

Família (re)unida

Família : célula mater da sociedade

Rui Barbosa afirmou que a "família é a célula mater da sociedade", o núcleo que irá criar na vida privativa do lar os conceitos e hábitos que aplicaremos no cotidiano da vida coletiva. 
Esta óbvia função, em minha opinião, parece cada vez mais negligenciada e mal desempenhada por nossos contemporâneos. Por mais que surjam novas possibilidades e diferentes configurações no arranjo dos papéis como responsáveis pela criação, educação e manutenção dos familiares, a célula mãe da grande sociedade coletiva é a pequena sociedade familiar! No lar ouvimos, vemos e repetimos os exemplos bons e ruins que reproduziremos, de forma consciente ou automática, na comunidade onde existimos.
Em tempos onde (quase) tudo é tido como relativo, não há como diminuir ou negar a importância e responsabilidade da instituição familiar como a semente de onde germinarão bons frutos ou dolorosos espinhos.

Lar & Família
Definições e funções da família

O conceito e a função da família atualmente são diversificados e, algumas vezes, polêmicos. Inicialmente minha intenção era mostrar nesta postagem as diversas possibilidades e arranjos em termos de condição sexual e funcional. Após considerável pesquisa, cheguei à conclusão que, em meio a muitas variações, o que realmente continua importando quando se pensa em família é o óbvio: um lugar para ser acolhido e acolher.
Desisti então de navegar pelas vastas e turbulentas águas desta questão e retornei para o porto seguro dos conceito básicos, afinal um porto seguro é uma ótima metáfora da função familiar.

Família:
1. Conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe e os filhos. 
2. Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem ou provenientes de um mesmo tronco; estirpe. 
3. Pessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção, que vivem ou não em comum; parentes, parentela. 
4. Grupo de pessoas unidas por convicções, interesses ou origem comuns.
5. Conjunto de coisas que apresentam características ou propriedades comuns.

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter próximos os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Fonte: 
Wikipédia
Família
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia 


A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituindo diferentes graus de parentesco, como pais, avós, irmãos, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros. Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais, geralmente, mantinham-se emocionalmente distantes dos filhos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos no núcleo familiar, mediante punições emocionais e físicas. Eram tempos severos! 
Atualmente as famílias se transformaram em razão de mudanças socioculturais e econômicas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias são as crescentes conquistas das mulheres no mercado de trabalho e na política, diminuindo a dominação exercida pelos homens. As mulheres não são mais dependentes dos maridos, mantendo-se financeiramente. O equilíbrio de poder criou novas divisões das tarefas e responsabilidades domésticas para os homens e mulheres, também aumentando o número de divórcios. 
É importante que as pessoas pensem seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos enfrentado sérios problemas familiares, em razão das pessoas, por falta de vontade ou capacidade, não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. É muito importante que na vida em família se possa compartilhar momentos de afetividade e apoio, trazendo harmonia, proximidade e segurança, sentimentos necessários para o desenvolvimento emocional e intelectual.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança no perfil das famílias brasileiras, com os atuais casais tendo apenas um ou dois filhos ao invés das antigas numerosas famílias.
Fonte: 
Brasil Escola
Dia Internacional das Famílias


(Re)Pensar a família

"A família é a fonte da prosperidade e da desgraça dos povos."
Martinho Lutero

"Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família."
Benjamin Franklin

"A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue."
Luiz Gasparetto


Fontes de referência:

Pensador
Frases sobre família

Visite Urucânia
O que é família?

Anny da Juba
Estranhas fotos de família
http://annydajuba.blogspot.com.br/2014/07/22-familias-estranhas.html   

Vídeos:

Família
https://www.youtube.com/watch?v=VUzMp6PTQP8 
3:30

Família (Simpson)
https://www.youtube.com/watch?v=SULR--JH0Fg 
2:34

Familiares & Parentes
Imagem: facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...