quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Dia de Esperança

31 de dezembro - Dia da Esperança

31 de dezembro - Dia da esperança
Imagem: pensologoescrevo.com.br

Não é por acaso que o último dia do ano foi escolhido para ser o dia da esperança! Ser esperançoso é uma postura que se encaixa em qualquer momento, mas o fim e o início de ciclos são ocasiões em que, comumente, são renovadas as expectativas de dias melhores.

A esperança é uma escolha emocional, não racional! É um ato de fé, que dispensa fatos e argumentos racionais.
Para os cristãos, é a segunda das três virtudes teologais (virtudes que têm como origem o próprio Deus e são inseridas nas pessoas como graça santificante e presença do Espírito Santo nas faculdades humanas).  

Tenha esperança !
Imagem: ieq31.com.br

Os sarcásticos afirmam que “a esperança é a última que morre, mas é a primeira que adoece!”. Não deixa de haver um fundo de verdade nisso... muitos perdem a esperança rapidamente diante de situações que parecem sem solução. Nessas ocasiões é que a tal da esperança é um bálsamo que fortalece e cura o espírito. Se parece não haver possibilidade de ganho, não há o que perder em continuar tentando e acreditando num bom resultado, contra o óbvio, contando com a sorte ou o acaso.

Vamos renovar hoje e sempre a esperança na vida, até que a morte nos separe!

Esperança abre caminhos !
Imagem: eduardoleandroalves.blogspot.com.br

Alguns conceitos sobre “esperança”, que pesquisei nos dicionários:
- Confiança na possibilidade de que alguma coisa poderá acontecer;
- Ato de esperar o que se deseja;
- Expectativa;
- Fé.

A esperança é uma boa ideia !
Imagem: pedrasverdes.blogspot.com.br

Verde – A cor da esperança

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza também a natureza, a juventude e o dinheiro.
Estando associado à natureza viva, o verde simboliza crescimento, renovação e plenitude.
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente, o que é uma ótima associação com a esperança e o otimismo.

Sua passividade e até neutralidade diante dos acontecimentos, torna o verde ideal para preencher os espaços hospitalares, já que não interfere no estado emocional dos pacientes. Em alguns estudos é mencionado como terapêutico, pois induz ao relaxamento e sensação de segurança.
É a cor do equilíbrio em muitos sentidos. Ela é focalizada perfeitamente na retina e ainda se encontra exatamente no meio no espectro cromático. É considerada "o ponto ideal de equilíbrio da mistura do azul com o amarelo, cores opostas e diferentes entre si".

Lembrando que conceitos são associações relativas a determinados tempos espaços. Na Idade Média o verde era a cor da desordem e transgressão, por isso foi entre os séculos XVII e XIX a cor das revoluções.
No misticismo, o verde é a cor do fogo secreto dos alquimistas.

Esperança & Mudança
Imagem: semeandovida.org

Âncora – O símbolo da esperança

“Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura.”
( Hebreus 6:19 )

Para os cristãos, a âncora era um símbolo importante, representando a estabilidade e a segurança. Nas catacumbas romanas, onde cristãos foram mantidos prisioneiros, três símbolos eram vistos nas paredes: o peixe (ICHTHUS, as iniciais de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”), a pomba (como símbolo do Espírito Santo) e a âncora (símbolo da esperança).
Desta crença, foi herdada no ocidente a âncora como símbolo da esperança, instrumento de segurança e salvação diante das tempestades.

Renove a Esperança !
Imagem: semeandovida.org

Reflexões e informações sobre a esperança:

Cultura Mix
A importância da esperança

A filosofia de João de Freitas
Dia da Esperança

Mundo Cor
Verde: a cor da esperança, equilíbrio e conhecimento

Dia de Esperança
Imagem: joelrodrigues.blogspot.com.br

Para conhecer outras datas comemorativas, acesse:

Ponteiro
Relação de datas comemorativas
http://www.ponteiro.com.br/todas_datas.php 

4 comentários:

  1. Lindo post e lindas imagens, Sylvio!
    A esperança por si só é muito linda! Tenho uma amiga que faz aniversário nesse dia. Eu não sabia que era um dia dedicado a essa emoção que é também, como você belamente colocou, um ato de fé.
    Feliz 2015, a esperança sempre renovada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jussara...
      Com esperança e “trabalhança” a gente alcança!
      Um abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, Sylvio. Procurando um tema sobre esperança, deparei-me com este de sua lavra, muito interessante, por sinal. Gostei. Parabéns. E que Deus, na Sua infinita bondade, nos proteja.

    ResponderExcluir