quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia do Homem

19 de novembro - Dia Internacional do Homem

Meus parabéns aos homens que historicamente contribuem com sua coragem, racionalidade e resistência para a melhora das sociedades humanas.
No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem. As comemorações foram iniciadas em 19 de novembro de 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e recebeu gradativo apoio de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.

O historiador Jerome Teelucksingh, justificando seu empenho na criação do evento, declarou: "Eu percebi que não havia nenhum dia para os homens. Alguns disseram que havia o Dia dos Pais, mas o que dizer de jovens meninos, adolescentes e homens que não são pais?". Compreendendo a importância de celebrar bons modelos masculinos, sentindo que seu próprio pai foi um excelente modelo, escolheu o 19 de novembro para a celebração, em parte porque este era o aniversário de seu pai, e também porque foi a data em que a equipe esportiva de Porto of Spain (capital do país e onde reside) criou um nível de unidade que transcendeu gênero, orientação religiosa e divisões étnicas.

Cada ano a celebração foca um tema diferente. Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem são:
• Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, na comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;
• Promover modelos masculinos positivos, de celebridades do cinema ou esportes a homens anônimos;
• Incentivar a saúde do homem e seu bem-estar social, emocional, físico e espiritual;
• Melhorar as relações entre os gêneros (masculino e feminino) e promover a igualdade entre eles;
• Destacar a discriminação profissional contra os homens nas áreas como serviços sociais, educação, saúde, família, direito e mídia, entre outras;
• Criar um mundo melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.

15 de julho é o Dia do Homem no Brasil. Desde 1992, embora seja uma data pouco divulgada, o Dia Nacional do Homem é celebrado no Brasil por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores.


Desde o início da celebração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa.
O artigo 1° da Declaração Universal de Direitos Humanos relata:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Baseando-se na proposta acima, o Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental.
O símbolo do masculino

O símbolo do gênero masculino (  ) é baseado na união da lança e escudo de Marte, deus romano da guerra sangrenta (equivalente ao deus Ares na mitologia grega). O mesmo símbolo é usado na Alquimia para representar o ferro.

Em contraste com sua irmã Minerva, que representava a guerra justa e diplomática, Marte era o deus da guerra sangrenta, por isso tinha como características, a agressividade e a violência. Estereótipos negativos associados à masculinidade são uma questão histórica...

19 de novembro - Dia Internacional do Homem

Para consultar e pensar:

3 diferentes pontos de vista sobre a masculinidade:

Coisa de macho:
Atitudes Masculinas
Quatro características que fazem muita diferença na vida de um homem

Coisa de fêmea:
Tudo Sobre
10 características masculinas que atraem as mulheres

Coisa de flex:
Evolução LGBT
Características masculinas e femininas - Virtude tem sexo?

Minha conclusão sobre o ser masculino?
Está cada vez mais complicada essa coisa de ser homem!
O politicamente correto e o intimamente indizível estão progressivamente conflitantes! Desejam um homem com força sensível, firmeza participativa e racionalidade intuitiva. Em minha opinião estas características estão mais para hermafroditas que machos...
Vídeos:

Dia do Homem
(3:12)
Um vídeo produzido na medida certa para homenagear os homens, com sensibilidade e sem frescuras.

Homenagem aos Homens
Uma bela e justa homenagem da Mocidade Espírita Aprendizes do Caminho aos diversos tipos de homem.

19 de novembro - Dia Internacional do Homem
Um vídeo que pretende conscientizar sobre a necessidade dos bons exemplos masculinos e mostrar a negligência e maus-tratos pelos quais passam muitos homens.

  

Fontes de consulta:

Wikipédia
Dia Internacional do Homem

Brasil Escola
Dia Internacional do Homem

Wikipédia
Homem

Wikipédia
Dia Internacional do Homem
( Em inglês – Usar o tradutor )

Wikipédia
Marte ( Mitologia )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(mitologia) 

Dito pelo Maldito
A bem humorada simbologia dos gêneros masculino e feminino
http://www.ditopelomaldito.com/2013/04/a-simbologia-dos-generos.html 


  

Para ver a postagem sobre o Dia das Mulheres, acesse:
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2015/03/dia-da-mulher.html  

  

2 comentários:

  1. Sua pesquisa reuniu muitos bons textos e temas sobre o ser humano denominado HOMEM.
    Os homens estão cada dia mais confusos com tantas mudanças na sociedade e exigências para que ele se torne um ser mais completo. Ainda há muitos bolsões de machismos pelo mundo, onde o homem continua no seu anacrônico papel de provedor, ser forte, não chorar, bater na mulher, jogar futebol nos fins e semana, beber com os amigos, etc.etc.
    os que vivem fora desses bolsões, mundinho atrasado, estão , muitos deles, com dificuldades de entender seu novo papel e como agir. E pior estão com medo das mulheres. Xiiiiii .... coitados.

    ResponderExcluir