quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ABPF

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária 

Imagem: www.abpf.com.br

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ( ABPF ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de cunho histórico, cultural e educativo, reconhecida como OSCIP ( Organização Social de Interesse Público ) através de publicação no Diário Oficial da União nº 247, de 24 de dezembro de 2004.
Foi fundada em setembro de 1977, quando o francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger reuniu interessados na preservação de locomotivas a vapor e pela divulgação da história das ferrovias no Brasil.

Seu objetivo é promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens de sua propriedade ou sob sua responsabilidade à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.

Sua sede nacional é localizada em Campinas (SP), mas possui núcleos espalhados por diversos estados brasileiros. É composta por uma Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Núcleos locais.

Em 1979, a ABPF recebeu do Governo do Estado de São Paulo Governo a concessão de usar e operar 24 km da linha desativada da Ferrovia Paulista S.A. ( Fepasa ), na cidade de Campinas.
A sociedade começou então a restauração de estações e linhas ferroviária e reunir material rodante em todo o país, que foram emprestados pelos governos locais.
O resultado deste trabalho pioneiro foi a formação da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna (VFCJ).

Estação Anhumas ( Campinas - SP )
Sede Nacional da ABPF
Locomotiva 210, oriunda da Rede Mineira de Viação ( RMV )
Imagem: pt.wikipedia.org

Uma forma de visitação é através de passeios em seus trens turísticos de passageiros. A operação destes trens é realizada pelos Museus Dinâmicos situados nas cidades Campinas (SP), Passa Quatro (MG), Rio Negrinho (SC), Piratuba (SC), São Lourenço (MG), São Paulo (SP), Morretes (PR) e Vila de Paranapiacaba (Santo André-SP). Nos Museus Dinâmicos estão abrigados vários tipos de locomotivas a vapor, vagões de carga e carros de passageiros de valor histórico. Adicionalmente, os museus exibem toda a estrutura que compõe uma ferrovia, desde as estações ferroviárias com seus equipamentos de comunicação e sinalização, até a própria via permanente ( linha do trem ).
Os trens de passageiros da ABPF utilizam locomotivas e carros antigos pertencentes ao seu acervo, que foram restaurados por associados e colaboradores. Durante a viagem, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar o meio de transporte utilizado no passado, recebendo explicações sobre o funcionamento de uma locomotiva a vapor e ouvindo informações históricas relevantes.

Todas as atividades desenvolvidas pela ABPF são realizadas por seus associados na forma de trabalho voluntário. Estes associados voluntários têm as mais variadas formações e ocupações, sendo alguns ferroviários da ativa e aposentados. Adicionalmente, a ABPF conta com as importantes colaborações financeiras dos associados e da colaboração de empresas parceiras, que têm um papel importante em suas realizações.

Ferrovia Tereza Cristina
Locomotiva B12 - General Motors ( Diesel e Elétrica )
Imagem: pt.wikipedia.org

O trabalho sério e eficiente da ABPF ganhou reconhecimento nacional e se tornou referência para outras associações ferroviárias. Governos municipais e estaduais recorrem à associação para estudos de viabilidade na implantação de trens turísticos e execução dos trabalhos necessários, em parceria ou por conta apenas da ABPF.
Em minha opinião, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária é a entidade ferroviária mais importante do país e o nível de excelência do seu trabalho é fundamental para a preservação da prática e da memória do transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

É possível ajudar na preservação ferroviária do Brasil associando-se à ABPF.
Para informações de como se associar, acesse o link:



Trem Serra da Mantiqueira
Locomotiva 332, na Ponte Estrela ( Passa Quatro - MG )
Imagem: pt.wikipedia.org

Para mais informações sobre a ABPF, acesse:

Wikipédia
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

Site da ABPF:

Site do Núcleo de Campinas da ABPF:

= = = = = = = = = =

Vídeos:

Preservação ferroviária no Brasil - ABPF
( 17:00 )
Curta-metragem com cenas captadas em VHS entre 1989 e 1990, com a intenção de criar um registro das atividades da ABPF.

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ( ABPF )
( 25:32 )
Vídeo feito em 1992, por ocasião dos 15 anos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário