quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bandeira de Minas Gerais

As bandeiras de Minas Gerais e dos inconfidentes mineiros

Bandeira de Minas Gerais com lema em português
Parede em Conceição do Ibitipoca - MG 
( 13 Nov 2013 )
Foto: Sylvio Bazote

A bandeira do estado de Minas Gerais foi baseada na bandeira que, de acordo com os planos dos conjurados mineiros, seria adotada após a independência em relação a Portugal. Há controvérsias sobre detalhes da bandeira.

O esboço inicial é de autoria de Cláudio Manuel da Costa, composto por três triângulos, onde haveria em seu interior um índio rompendo grilhões, simbolizando o povo brasileiro. Esta bandeira, fortemente influenciada pela Revolução Francesa, adotou as cores da bandeira francesa, sendo o branco representante do Poder Executivo, o azul do Poder Legislativo e o vermelho do povo.
Os inconfidentes e poetas Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e José Ignácio de Alvarenga Peixoto cultuavam a antiguidade clássica e seus poetas. Cláudio Costa sugeriu os lemas, em latim, "Libertas a quo spiritu" (Liberdade do espírito) e "Aut libertas aul nihil" (Ou liberdade ou nada), mas o escolhido foi o lema de Alvarenga Peixoto, também em latim, "Libertas quae sera tamen" (Liberdade ainda que tardia), cunhado a partir da adaptação de um verso das Bucólicas do poeta latino Virgilio, que dizia "Libertas, quae sera tamen, respexit inertem" (A liberdade, que embora tardia, olhou-me inerte).

Bandeira proposta por Cláudio da Costa e Alvarenga Peixoto
Imagem: vexilologia.com.br

Tiradentes propôs uma bandeira com apenas um triângulo, sem lema algum. Não há consenso sobre o significado do triângulo. No depoimento realizado na prisão, Tiradentes afirma não se lembrar de nenhum lema proposto e que o triângulo representaria a “Sagrada Trindade”, com o escrivão adaptando automaticamente este termo para “Santíssima Trindade” ao registrá-lo nos autos do processo. Tiradentes e outros líderes da Conjuração Mineira faziam parte da Maçonaria, onde o termo “Sagrada Trindade” faz referência aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, lema que os maçons estabeleceram para a Revolução Francesa. Não há confirmação, até o momento, se Tiradentes fez referência à Santíssima Trindade da Igreja Católica (talvez para não comprometer os integrantes maçons da Inconfidência Mineira) ou se o termo foi adaptado pelo escrivão e a mudança passou despercebida por Tiradentes.
Credita-se também a Tiradentes a sugestão do branco para o fundo da bandeira e do verde, cor-símbolo da Revolução Francesa, para o triângulo, apesar de nos autos da devassa (processo de investigação) não haver referência a nenhuma cor. Caso se confirme a autoria do verde por Tiradentes, reforça-se a teoria de que o triângulo tinha significado político (revolucionário) e não religioso.

Bandeira proposta por Tiradentes
Imagem: vexilologia.com.br
A hipótese que parece mais óbvia é a de que da junção das propostas criou-se o esboço da bandeira dos inconfidentes mineiros. Mantiveram o fundo branco proposto por Cláudio Manuel em sua bandeira e, em torno do triângulo verde proposto por Tiradentes, se escreveria o lema latino “LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN” proposto por Alvarenga Peixoto. Devido ao alto grau de vigilância da Coroa Portuguesa em Minas Gerais, esta bandeira não chegou a ser feita. Sua confecção seria realizada após o início da revolução.

Bandeira dos inconfidentes mineiros
Imagem: pt.wikipedia.org
Após a independência do Brasil, durante um certo tempo, as repartições públicas mineiras chegaram a usar ao mesmo tempo, em locais diferentes, bandeiras com o triângulo verde e outras com o triângulo vermelho.
A atual bandeira de Minas Gerais foi instituída pela lei estadual nº 2793 de 8 de janeiro de 1963, onde se regulamentou o triângulo vermelho, referência à cor-símbolo das revoluções e uma homenagem ao sangue derramado por Tiradentes.

Bandeira de Minas Gerais
Imagem: pt.wikipedia.org

Para saber mais sobre a Conjuração Mineira, acesse o link abaixo:



Fontes:

Wikipédia
Bandeira de Minas Gerais

Vexilologia
Estado de Minas Gerais
http://www.vexilologia.com.br/mg.html 

DUARTE. Marcelo. O Guia dos curiosos – Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 225.

10 comentários:

  1. Amigo Sylvio, após avaliação das bandeiras, só podemos afirmar que ainda bem que essa do Cláudio Manoel da Costa não passou, pois, com certeza, ganharíamos o título de bandeira mais trash do mundo. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge.
      Eu gostei da concepção dos 3 triângulos formando um grande triângulo, com um quarto triângulo invertido em seu interior.
      Gostei também da simbologia do nativo se libertando. O índio marombado e de sunga escolhido nesta concepção artística é que está estranho...

      Excluir
  2. Sylvio,
    muito interessante essa história da nossa bandeira. Eu não sabia da cor verde antes do vermelho, muito menos da hipótese desse índio rompendo grilhões. Ainda bem que ficamos só com o triângulo ;)
    Gosto muito do lema escolhido - muito poético!
    Abraço e ótima semana nova pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara.
      O coitado do índio está com a cotação baixa com o público...
      Liberdade é uma palavra inspiradora. Se a bandeira de Minas tivesse o triângulo e apenas esta palavra em latim já transmitiria o recado de que vale a pena lutar para viver uma vida livre.
      A Cecília Meireles, no Romanceiro da Inconfidência, descreveu primorosamente o conceito:
      "Liberdade.
      Essa palavra que o sonho humano alimenta,
      que não há ninguém que explique
      e não há ninguém que não entenda."
      Abraço.

      Excluir
  3. Silvio, parabens pelo tema mas os versos de Cecilia Meireles em verdade poucos entendem de maneira ampla. O estrangeirismo atual é prova. Por exemplo o uso de uma única palavra ("Spread") por si só ja traz enorme ganho aos bancos e ao capital estrangeiro imagine o resto...Abraços

    ResponderExcluir
  4. opa, você sabe qual era a bandeira de MG antes de 1963?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regis.
      Procurei esta informação e imagem na época desta postagem e fiz nova busca agora, por conta de sua pergunta.
      Não encontrei nada! Caso encontre algo, fico grato se enviar o que achar para meu e-mail, que consta neste blog.

      Excluir
    2. Olá Sylvio,fiquei em dúvida quanto a cor vermelha relacionada à Tiradentes,pois muitos falam sobre,mas quando estudado a fundo,ouvi dizer que a cor vermelha se refere á luta e resistência e não a Tiradentes,poderia me tirar essa dúvida?

      Excluir
    3. Na época da criação da bandeira da rebelião mineira, o verde era citado pelos intelectuais como a cor dos revolucionários. O vermelho era relacionado à nobreza e aristocracia.
      A autoria da sugestão da cor verde é creditada à Tiradentes, mas não há confirmação documental sobre o fato. Há quem afirme que a autoria dos diferentes aspectos da bandeira é mais fruto de especulação e padronização do que investigação e confirmação, e que Tiradentes, sendo um integrante da ala pobre dos inconfidentes, não teria participação nas decisões e símbolos da futura república em Minas Gerais.
      Com certeza o atual triângulo vermelho não foi sugerido por Tiradentes, uma vez que esta cor passou a ser associada ao sacrifício revolucionário ou heroico em algum momento entre a segunda metade do século XIX e início do século XX, bem depois da época da Conjuração Mineira. O triângulo vermelho da bandeira mineira foi instituído através da lei estadual nº 2793, de 8 de janeiro de 1963.

      Excluir
  5. É´a bandeira mais bela dos Estados brasileiros.

    ResponderExcluir