A palavra "medo" tem origem no termo do latim metus, que também significa "inquietação". Trata-se de uma angústia diante de um risco ou uma ameaça, real ou imaginária.
O medo é uma emoção que se caracteriza por um intenso sentimento desagradável, provocado pela percepção de um perigo, seja ele presente ou futuro, real ou suposto. O medo é uma das emoções primárias que resultam da aversão natural à ameaça, presente tanto nos animais como nos seres humanos.
O mecanismo físico que provoca o medo encontra-se na parte do cérebro chamada retiniano. A amígdala cerebral controla as emoções e ocupa-se da localização da sensação de medo. Quando esta percebe o medo produz uma resposta que pode ser de fuga, paralisação ou enfrentamento.
O medo produz reações físicas imediatas que, pretendem deixar o corpo com mais energia para uma fuga ou luta: liberação dos hormônio adrenalina e cortisol, causando a aceleração dos batimentos cardíacos – com consequente aumento da pressão arterial – para irrigar os músculos e deixá-los com mais força; acréscimo da glicose no sangue permitindo mais energia para os órgãos e tecidos; e as pupilas dos olhos são ampliadas, permitindo melhor visão.
Medo & Coragem
Imagem: facebook.com