sexta-feira, 28 de março de 2014

Minha aldeia

Da minha aldeia
Autor : Fernando Pessoa


Júzcar ( Sul da Espanha )
Imagem: culturaeconsumo.wordpress.com


     Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
     Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
     Porque eu sou do tamanho do que vejo
     E não do tamanho da minha altura...

     Nas cidades a vida é mais pequena
     Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
     Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
     Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
     Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
     E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.




Fernando Pessoa
Imagem: imprimaturevistaliteraria.blogspot


O poema "Da minha aldeia" foi lançado no livro "O guardador de rebanhos" (1911-1912), escrito por Alberto Caeiro, um dos três heterônimos (personagem ficcional) criados por Fernando Pessoa.

Para saber mais sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, acesse os links abaixo:

Wikipédia
Fernando Pessoa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa 

Insite
Obra poética
http://www.insite.com.br/art/pessoa 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Jogo das trincheiras da 1ª Guerra Mundial

Warfare 1917
Jogo on-line

Teste neste jogo sua estratégia nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

Imagem: armorgames.com

Neste jogo, desenvolvido pela equipe da Armor Games, você deve ganhar terreno, conquistando trincheiras e conduzindo suas tropas até abater o moral dos adversários na medida em que vence sucessivas batalhas. 
Há campos minados, ataques de artilharia e com gás letal para ajudar tanto nos ataques quanto nas defesas. Por este ser um jogo de estratégia, é possível e necessário pesquisar e aprimorar novas armas e táticas ao longo das batalhas, para tornar seu exército mais forte e eficiente.

Na medida que as batalhas são vencidas, novos tipos de tropas e armas são disponibilizados. A tropa mais fraca, porém rápida, é o esquadrão de infantaria, seguida pelos lançadores de granadas (necessários para desalojar os inimigos das trincheiras), pela guarnição de metralhadora (útil na defesa do terreno e de suas trincheiras), pelo atirador de elite (vulnerável à artilharia, mas eficiente contra qualquer tipo de tropa), seguido pelo oficial (que eleva o moral das tropas, tornando-as mais eficientes no ataque e resistentes na defesa). Por último, é possível contar com o tanque de guerra, a arma mais lenta e forte do jogo, que avançando juntamente com as tropas, torna-se uma poderosa e decisiva arma de ataque.

Cada trincheira comporta no máximo três esquadrões e, a partir de então, novos esquadrões apenas passam por sua trincheira cheia. É necessário planejar, coordenar e repôr diferentes tipos de tropa em uma mesma trincheira para torná-la mais resistente aos ataques inimigos. 
É possível e necessário bloquear uma trincheira já conquistada para que suas tropas avancem mais rapidamente e conquistem mais terreno. Para isso clique no cadeado abaixo da trincheira e, a partir de então, as tropas apenas passarão por ela - mesmo que ela esteja vazia - o que lhe dará velocidade de ataque.

Apesar do jogo estar em inglês, a compreensão do funcionamento é fácil para quem já está acostumado com jogos de estratégia. Para quem ainda não conhece este tipo de jogo, esta é uma boa oportunidade para sentir um pouco da sensação de ser um comandante, com suas decisões sobre o momento e que tipo de tropa e armas usar fazerem a diferença entre a vitória ou derrota em uma batalha.

Na minha opinião este jogo transmite bem a sensação da coragem e persistência necessárias para os combatentes da 1ª Guerra Mundial, onde pouco terreno era conquistado ou perdido a custa de muitas vidas.
Após entender a dinâmica do funcionamento, este jogo é garantia de raciocínio e diversão.

Não é necessário instalar nenhum programa em seu computador! Para jogar, clique sobre a imagem acima e aguarde o programa carregar.
Aguarde acabar a propaganda de outro jogo e, depois que o carregamento do Warfare 1917 chegar a 100%, clique em "Play".

● ● 

Obs: 
Esta versão é de demonstração, mais leve para rodar na maioria dos computadores, por isso só oferece a campanha dos britânicos ( Nível Normal ).
O link abaixo é do site da Armor Games, empresa que desenvolveu o jogo. Através dele é possível jogar também a campanha dos alemães ( Nível Difícil ), mas o computador fica mais lento, o que prejudica um pouco o ritmo do jogo.
Também não é necessário instalar o programa. Basta esperar ele carregar.
http://armorgames.com/play/2267/warfare-1917 

● ● 

Para outros jogos on-line sobre História, acesse o blog Games Históricos:

sexta-feira, 7 de março de 2014

2º aniversário

Segundo ano do blog

Blog HistóriaS
Imagem: Sylvio Mário Bazote

Hoje o blog completa seu segundo ano de existência, com mais de 130.000 visitas. Agradeço o interesse e a parceria com sugestões e comentários.
Minha intenção é partilhar aqui fatos e ideias que considero interessantes sobre assuntos que gosto, como História, Psicologia, Minas Gerais, trens, artes e algumas reflexões sobre o cotidiano. Espero que os leitores frequentes e os visitantes ocasionais deste blog estejam descobrindo novos e interessantes detalhes e pontos de vista sobre estes temas.
Conto com sugestões e críticas para tornar este espaço cada vez mais instigante e produtivo. Sorte e sucesso para nós, e vamos em frente...


Imagem: journalism.co.uk

O link abaixo é do álbum no Picasa que tem uma coletânea das imagens que considero representar a essência dos assuntos e ideias do HistóriaS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...